• 16 de janeiro de 2022 15:25

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura de Mucuri realiza solenidade para entrega dos certificados aos artistas vencedores do concurso cultural Aldir Blanc.

ByLéo Feitosa

jan 1, 2022

 

Foi realizado na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro de 2021, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, a entrega dos Certificados aos vencedores do Concurso Cultural Aldir Blanc, com a presença do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), do vice-prefeito Vanderlei Rezende (DEM), do presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, vereador Jonathas Gomes Azevedo (PROS), da secretária Municipal de Turismo e Cultura, Luzinete Souto e todos os outros secretários municipais, servidores, artistas locais e o público em geral.

 

 

Para a secretária de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto, a tarde ficou marcada na história do município de Mucuri como o dia de valorização da arte e da cultura, através da solenidade de premiação por trajetória artística e cultural por ocasião da execução da Lei Aldir Blanc em todo território do município, que alcançou 80 artistas de todos os gêneros do ativismo cultural e 15 grupos culturais da dança a música.

 

 

O prefeito Robertinho disse que os recursos liberados aos artistas vieram para gerar o aquecimento da produção de profissionais e instituições do setor cultural e artístico, que tiveram suas rendas e atividades profundamente impactadas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também!  Vereda: Criminosos invadem residência e executam um homem a tiros no Distrito de Cruzeiro do Sul (Bode).

 

“Essa premiação, além de reconhecer a trajetória dos artistas em sua diversidade de produção, seja em grupos ou individualmente, que tenham prestado significativa contribuição ao desenvolvimento de Mucuri, promoveu um grande momento de apresentações para a apreciação da plateia presente.

 

 

 

A primeira apresentação foi com a cantora gospel Kathyane Kathy que em meio ao louvor agradeceu a iniciativa.

 

“Surpresa boa demais em ser reconhecido e valorizado. Após tanto tempo sem apresentar em público, este momento foi muito esperado”, comentou a artista mucuriense.

 

 

Outros segmentos de arte e cultura também receberam o devido destaque, entre eles o balé e outras danças, culinária (acarajé), bandas e cantores solo, dj e artesanatos. Almerindo Pereira há 15 anos trabalha com artesanato e saiu do povoado de Taquarinha para expor seus produtos na cerimônia e após receber o certificado de reconhecimento artístico, agradeceu a gestão por não medir esforços em prol dos artistas locais, principalmente após tanto tempo desassistidos.

Leia também!  Tragédia: Dr. Albertino Franco morre vitima de acidente na BA-290, próximo à Juracitaba.

 

No seu pronunciamento, o prefeito Robertinho explicou a importância da execução desta medida de apoio aos artistas municipais, que vai além do financeiro, sendo uma essencial maneira de incentivar as diversas formas de pensar, fazer arte e cultura no município de Mucuri.

 

“Temos tantos artistas que ainda não tem uma trajetória longa e estável, mas a diversidade precisa ser notada e por isso estamos empenhados em nos envolver com a arte e anunciamos que nos próximos eventos realizados pela Prefeitura de Mucuri reservaremos 50% da oportunidade para nossos artistas locais”, garantiu o prefeito Robertinho.

 

Após a entrega dos certificados de reconhecimento artístico, os contemplados pelo edital, avaliaram pela última vez os dados bancários com o secretário Municipal de Finanças, Helder Campostrini.

 

 

Pois de acordo com o prefeito Robertinho, nesta quarta-feira (29/12), haverá o primeiro prêmio de produtos culturais aos artistas, com cada um dos contemplados com seu o dinheiro na conta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Mucuri/BA

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!