• 16 de janeiro de 2022 16:52

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Com mais nove cirurgias realizadas no HSJ, Mucuri totaliza 58 cirurgias de alta complexidade no ano.

ByLéo Feitosa

jan 1, 2022

 

Na manhã desta última quarta (29/12), a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o HSJ – Hospital São José de Itabatã, realizou mais nove cirurgias de alta complexidade, totalizando assim, 58 cirurgias na mesma proporção neste ano de 2021.

 

Dentre esses procedimentos, seis foram por vídeo: cinco de vesícula e uma de hérnia paraesofágica – são aquelas nas quais a junção esôfago-gástrica permanece em seu local normal, porém a parte superior do estômago sofre protrusão superiormente ao lado do esôfago, em direção ao tórax.

Além destas seis cirurgias por vídeolaparoscopia, foram realizadas três por método tradicional: duas fístulas anais e uma histerectomia. Fístula anal é um túnel infectado entre a pele e o ânus, a abertura muscular no final do trato digestivo. A maioria das fístulas anais resulta de uma infecção em uma glândula anal que se espalha para a pele.

Os sintomas incluem dor, inchaço e secreção de sangue ou de pus no ânus. Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia é quando se retira o corpo e o colo do útero.

Leia também!  Novo reajuste no preço da gasolina feito pela Petrobras deve ficar em torno de 4,85% nas distribuidoras.

Desde o final de julho, a Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde deu início na assistência pública da medicina e começou a realizar no HSJ – Hospital José de Itabatã cirurgias por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, que são modernas cirurgias menos invasivas, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente.

Este tipo de intervenção cirúrgica na nossa região, por ser de alta complexidade, é ofertado apenas na rede privada e tem custo individual entre R$ 5 a R$20 mil cada.

O serviço utiliza a alta tecnologia e está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri no Hospital São José aos pacientes que recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar, com um corpo clínico composto por três profissionais de alta performance listados como os médicos mais recomendados da região: o médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral, cabeça e pescoço; e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologista.

Segundo o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, todo o empenho da equipe de saúde do município e das parcerias firmadas com os profissionais médicos, bem como com o Hospital São José, tem tido resultados muito positivos.

Leia também!  Governo do Estado entrega primeiras 120 geladeiras a moradores do município de Itamaraju.

 

“Quando a gente faz um balanço, observa a mobilização e o engajamento de tantos profissionais num projeto como este, bem como o empenho e o desprendimento do Prefeito Robertinho que exige diuturnamente a eficiência na saúde e nos oferece as ferramentas necessárias para a execução do trabalho!”

 

“Quando vemos que dezenas de famílias foram beneficiadas e tiveram suas vidas transformadas, voltando a dormir e acordar sem dores e com saúde, percebemos que estamos no caminho certo, que estamos produzindo frutos e cumprindo a nossa missão”, pontuou Fernando Jardim.

 

 

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!