Compartilhem essa reportagem!

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizará no distrito de Itabatã, nesta quarta-feira, 23 de agosto, às 9h, uma palestra sobre a Campanha “Agosto Lilás”, pela conscientização e combate à violência contra a mulher.

Toda comunidade está convidada para participar deste evento, que acontecerá na Primeira Igreja Batista, localizada na Avenida Minas Gerais, nº 743, centro, no distrito de Itabatã.

A palestrante será a delegada adjunta da Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (DEAM), Drª Vivianne Scofield, representando a Polícia Civil de Teixeira de Freitas.

A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Qual o significado do “Agosto Lilás”; saiba um pouco mais: 

A campanha que é a nível Nacional, e que tem a participação do Estado da Bahia e os municípios Baianos como Teixeira de Freitas, traz como objetivo, busca romper com o silêncio que a maioria das mulheres enfrentam dentro dos seus relacionamento e matrimônio, visa fortalecer e encorajando-as, a denunciar os agressores e buscar ajuda dentro dos âmbitos jurídicos e amparo social.

A denúncia é fundamental para que as vítimas possam receber proteção, assistência jurídica, social e psicológica, bem como para que os agressores sejam responsabilizados por seus atos e crimes cometidos na maioria das vezes.

A participação de toda a sociedade é de fundamental importância para que a informação possa chegar as mulheres e demais pessoas menos esclarecidas, e por isso o

“Agosto Lilás” traz esse objetivo de poder unir as pessoas das mais diversas classes sociais, em especial as mulheres no combate à violência é essencial para promover um ambiente seguro e igualitário.

Somente dessa forma será possível construir uma sociedade onde a violência de gênero seja erradicada, garantindo a liberdade e segurança de todas as mulheres, e mostrando isso aos homens que ainda persistem em ferir as mulheres nas mais diversas formas contextuais e criminal.

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!