Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Projeto Fila Zero para pacientes com câncer no SUS é aprovado na AL-BA.

ByLéo Feitosa

set 4, 2019

Foi aprovado na tarde desta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 21.074/2015, de autoria do líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), que visa alcançar pessoas portadoras de doenças graves.

Apelidada de Fila Zero, a proposta, tem o principal intuito de acabar com filas para pacientes que tratam câncer pelo SUS. A matéria, de acordo com Alex, “propicia um mínimo de dignidade, eliminando as filas para realização de exames de Radioterapia, Quimioterapia e Ressonância Magnética, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no prazo máximo de setenta e duas horas”.

“O País não se preparou para enfrentar a doença que tem 500 mil novos casos por ano. Cerca de 50 mil morrem na fila de espera todos os anos. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um acelerador linear para cada 600 mil habitantes, o que no caso brasileiro indica a necessidade de aproximadamente 335 máquinas”, explicou.

Leia também!  Deputado federal Uldurico Jr. destina mais de um milhão de reais em equipamentos para o Hospital Municipal de Medeiros Neto em parceria com o Governo do Estado.

 

O líder do PSD aproveitou para agradecer aos pares pela sensibilidade. “Quero agradecer profundamente aos meus colegas de AL-BA por terem aprovado um texto de tamanha importância para o nosso povo”.

Leia também!  Descaso: Governo Rui Costa inicia demolição do setor de embarque e desembarque da rodoviária; fechamento gerou revolta de taxistas e mototaxistas. Entenda!

 

O PL, um dos primeiros quando iniciou sua vida política no legislativo baiano, agora segue para sanção do governador Rui Costa (PT).
 
 
Fonte: Bahia Assessoria e Comunicação
 
 

Por: Opinião Pública/ da Redação/

Faça aqui seu comentário!