• 16 de janeiro de 2022 16:45

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura de Mucuri ofertou mais 107 atendimentos regulares oftalmológicos à população da Sede e Itabatã.

ByLéo Feitosa

jan 12, 2022

 

Pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde receberam atendimento oftalmológico na unidade 09 da ESF – Estratégia Saúde da Família de Mucuri e na unidade 07 da ESF – Estratégia Saúde da Família da região central de Itabatã.

 

O trabalho foi feito por meio de uma equipe composta por médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos para realização também de outros exames de rotina e de fundo de olho. O serviço da Prefeitura de Mucuri objetiva ampliar e acelerar a assistência à população, tanto que em cada ação de oferta regular se realiza consultas oftalmológicas na especialidade adulto e infantil.

 

 

Nesta terça-feira (11) em Mucuri e quarta-feira (12/01) em Itabatã, o médico realizou atendimento prévio nos pacientes e os casos complexos que exigiam acompanhamento foram encaminhados para atendimentos especializados conveniados com a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia também!  Batida entre dois ônibus deixa 4 mortos no interior da Bahia; 3 das vítimas são crianças.

 

 

Este tipo de procedimento oftalmológico é uma demanda exclusiva do Estado, mas ultimamente o serviço público de saúde não tem oferecido esse atendimento à população, mas, Mucuri de forma exclusiva, passou a ofertar regularmente o serviço a sua população, desde o último mês de novembro, se utilizando de recursos próprios.

 

 

O secretário municipal de saúde Fernando Jardim, explica que o serviço foi contratado pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), na intenção de atender uma demanda reprimida, tanto que a oferta regular na cidade de Mucuri e no distrito de Itabatã, atendeu a uma fila de espera de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde, com consultas completas que incluem também medida da direção intraocular e exame de fundo do olho.

 

 

 

“Quando iniciamos a oferta em novembro passado, tínhamos 279 pessoas em Mucuri e outras 189 em Itabatã na fila de espera aguardando atendimento e hoje estamos conseguindo oferecer 100 consultas completas e 20 procedimentos por mês. Dos 100 atendimentos disponíveis ontem e hoje, chegamos a 107 atendimentos”, informou o secretário.

 

Leia também!  Governo do Estado entrega primeiras 120 geladeiras a moradores do município de Itamaraju.

 

 

O médico oftalmologista Alailson Mendes Brito esclarece que após a triagem, o paciente se submete a um exame oftalmológico completo, além de alguns outros procedimentos que também são realizados, como: acuidade visual, mapeamento de retina com gráfico, curva diária de pressão ocular, gonioscopia, epilação de cílios e retirada de corpo estranho da córnea.

O município de Mucuri também oferta nestas ações, diversos outros serviços de saúde à população, como aferição de pressão, medições dos níveis de glicose e outros serviços.

 

Assessoria de comunicação/ Prefeitura de Mucuri-BA/ 

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!