Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Mucuri assume o 1º lugar no ranking da Atenção Primária à Saúde no extremo sul da Bahia.

ByLéo Feitosa

jul 29, 2022
O município de Mucuri acaba de assumir a liderança no extremo sul da Bahia com nota máxima do 1º quadrimestre de 2022, no ranking do Previne Brasil e com esse resultado viabiliza 99,6% de repasse financeiro do Pagamento por Desempenho que será destinado à Atenção Primária a Saúde.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), assumiu o município em 7º lugar no Previne Brasil em janeiro de 2021, mas conseguiu elevar o ranking da saúde pública para 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021. E agora chegou-se à liderança regional do programa de avaliação nacional entre os 21 municípios do extremo sul baiano.

Mucuri assume o 1º lugar no ranking da Atenção Primária à Saúde no extremo sul da Bahia

O Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que auxiliam.

Assim, o Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem. O Previne Brasil é baseado no resultado dos 7 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas e outras questões.

Leia também!  UMMI efetua acompanhamento humanizado às gestantes assistidas; confira detalhes.
Mucuri assume o 1º lugar no ranking da Atenção Primária à Saúde no extremo sul da Bahia

Conforme o prefeito Robertinho, o alcance da liderança, são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade.

“É uma conquista de forma inédita, pois o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar em nível regional, como melhor serviço de atenção básica na saúde pública da nossa região administrativa do extremo sul!”

“Mas, independentemente da posição neste ranking, buscamos atingir a excelência e a totalidade de cidadãos atendidos e satisfeitos com o serviço ofertado!”.

Mucuri assume o 1º lugar no ranking da Atenção Primária à Saúde no extremo sul da Bahia

Os resultados apurados são através de uma análise feita da produção das Equipes de Saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade.

Leia também!  "As obras não param!": PMTF realiza asfaltamento em diversas ruas do bairro Castelinho.

Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, mais uma vez, a saúde pública que hoje é prestada no município, eleva o nome de Mucuri e da sua gestão para o Estado e o Brasil.

“Todos os dias, buscamos atender os objetivos estabelecidos pelo nosso prefeito Robertinho que é investir na excelência e na humanizada, além de ofertar especializações e novas condições a nossa gente”, salientou o secretário Fernando Jardim.

RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA

1º Mucuri

2º Caravelas

3º Medeiros Neto

4º Nova Viçosa

5º Lajedão

6º Ibirapuã

7º Itanhém

8º Vereda

9º Guaratinga

10º Itapebi

11º Eunápolis

12º Itabela

13º Teixeira de Freitas

14º Alcobaça

15º Prado

16º Itamaraju

17º Porto Seguro

18º Santa Cruz Cabrália

19º Itagimirim

20º Belmonte

21º Jucuruçu

Fonte: ASCOM/ Mucuri-BA

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!