Compartilhem essa reportagem!

 

A Bahia pode ter registrado o seu primeiro caso de Coronavírus.

Um bebê de um ano foi internado com suspeita de coronavírus no Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (25).

Segundo informações da Sesab, o bebê, que não teve o sexo revelado, esteve com a família na Itália e está internado na unidade médica há 12 dias. O paciente apresentou sintomas que se encaixam no quadro da doença.

De acordo com o órgão, o bebê está isolado na unidade médica. Os pais dele e uma avó também estão internados e isolados.

A Sesab informou que a Vigilância Sanitária coletou o material do bebê, dos pais e da avó dele, mas apenas o caso do primeiro é considerado suspeito. Não há prazo para o resultado dos exames ser divulgado.

 

Um caso já confirmado em São Paulo!

O Brasil tece nesta terça-feira (25), houve a confirmação do primeiro caso positivo para o Covid-19 – o novo Coronavírus. De acordo com o portal de notícias online da revista ‘Exame’, o Ministério da Saúde confirmou que um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve viajando pela Itália e visitou a região da Lombardia, localizada no norte do país.

O paciente diagnosticado com Covid-19 viajou sozinho a trabalho, ele ficou na Itália entre os dias 9 a 21 de fevereiro.

A contraprova do teste será realizada nesta quarta-feira (26), somente após a realização do exame o caso será confirmado como positivo pelo Ministério da Saúde.

O homem está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, os exames preliminares foram realizados pela unidade de saúde conforme a orientação do Plano de Contingência Nacional.

Amostras colhidas do paciente foram enviadas para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz para contraprova.

A preocupação com possíveis contágios de pessoas que tiveram contato com o paciente é grande. A SES/SP e SMS/SP já estão trabalhando para identificar os contatos no domicílio, hospital e passageiros que estiveram no mesmo voo, a Anvisa está em contato com a companhia aérea, afirmou o Ministério da Saúde.

Anvisa já tomou as seguintes medidas:

– Solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro com resultado positivo para coronavírus. O documento será encaminhado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito.

– Aumentou a criticidade no monitoramento dos voos internacionais provenientes de países onde há casos confirmados da doença. A lista foi atualizada na segunda-feira (24/2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O caso confirmado de São Paulo se trata de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro que apresentou sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

A Anvisa reforça que quem esteve nos países com casos confirmados e apresentar febre, tosse, dificuldade em respirar ou outros sintomas respiratórios, deve procurar atendimento médico de imediato e informar ao profissional de saúde a viagem feita para o exterior.

O Ministério da Saúde continua monitorando outros casos suspeitos de coronavírus. Em todo o Brasil, já foram descartados 54 casos suspeitos.

Fonte: Revista Exame/ Veja também mais notícias do estado no G1 Bahia.

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!