Compartilhem essa reportagem!
ASCOM/PMTF

Entre os dias 24 e 30 de março, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, informou que houve 505 novos casos de arboviroses informados (dengue, zika e chikungunya) nesta semana.

Foram notificados, de janeiro até esta semana, 3.797 casos. Houve 01 óbito de um homem de 33 anos com comorbidades, por chikungunya e mais três estão em investigação na câmara técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) por possível relação com chikungunya.

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 4 pacientes nas enfermarias das redes pública e privada  e nenhum em leitos de UTI. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), há uma criança e uma gestante internadas.

Importante ressaltar que houve queda de 30,1% no número de casos e 48% na curva de incidência. Atualmente, Teixeira de Freitas se encontra em nível de alerta 2 (bandeira laranja) devido aos óbitos em investigação.

  • Confira abaixo o ranking de bairros com maior ocorrência de arboviroses nesta semana:
  • São Lourenço – 54 casos (27% a menos em relação à semana anterior)
  • Bela Vista – 44 casos  (12% a menos em relação à semana anterior)
  • Jardim Caraípe – 22 casos (12% a menos em relação à semana anterior)
  • Teixeirinha – 22 casos (53,2% a menos em relação à semana anterior)
  • Kaikan – 21 casos (semelhante a semana anterior)

A participação ativa da comunidade na prevenção das arboviroses é essencial para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar surtos dessas doenças. A Prefeitura disponibilizou o Disk Dengue, canal de comunicação para denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes aegypti, que pode ser acessado pelo número (73) 3011-2763 de segunda a sexta-feira. Confira algumas medidas de proteção clicando aqui.

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!