Compartilhem essa reportagem!

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 01/05/2020, 25 casos positivos para COVID 19. Foram registrados 3 novos casos pela rede pública de atendimento aos casos suspeitos do novo Corona-Vírus.

Esses novos casos confirmados hoje, pelo critério do vínculo epidemiológico. Este tipo de confirmação é reconhecido e integra os números oficiais para a Bahia e o Brasil A alteração no total de casos registrados se deu em relação, aos mesmos números registrados no dia de ontem, 30/04/2020.

Por tanto, casos positivos analisados pelo LACEN-BA, são 12 casos positivos, e  em laboratório privado (TR) são 13, totalizando 25 casos positivos. Destes, temos 14 casos positivos já recuperados, 100 casos descartados, 2 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN-BA.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 11 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19.

São, somente, os resultados obtidos pelo LACEN-BA, os que integram o boletim estadual.

Vínculo Epidemiológico

Existe a confirmação do caso positivo para a COVID-19 pelo chamado vínculo epidemiológico, quando há confirmação de um caso pela proximidade com um caso confirmado em laboratório, para um paciente que se encaixe em todos os sintomas da doença.

Antes de ser declarado positivo, o histórico do caso é minuciosamente estudado.

Outros casos positivos

Houve também a confirmação, via LACEN-BA, de um novo paciente que está sob cuidados médicos na UTI do HMTF. E ainda, outro caso confirmado por vínculo epidemiológico, em que o paciente está na enfermaria COVID do HMTF.

Estes casos não entram nos números oficiais do município porque as pessoas são naturais e moradoras de outro estado brasileiro e estavam apenas de passagem por Teixeira de Freitas quando precisaram de atendimento médico profissional.

Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa.

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!