Compartilhem essa reportagem!

A Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ) está completando 35 anos de fundação e a data será comemorada, neste dia 11 de abril, em grande estilo.

E nem poderia ser diferente tendo em vista a relevância dessa instituição que surgiu exatamente em 11 de abril de 1989, para mobilizar os poetas e promover a literatura brasileira. Os apperjianos baianos não estarão presentes, mas enviam votos de vida longa e inspirada à associação que foi criada para ir cada vez mais longe para representar a poesia.

Assim chegou à Bahia em 2023 com o presidente Jorge Ventura empossando Almir Zarfeg como delegado e Athylla Borborema e Erivan Santana como associados correspondentes. Em seguida, em março de 2024, Jorge Ventura empossou mais dois membros correspondentes – as poetas Arolda Maria Figuerêdo e Cristhiane Ferreguett – durante evento solene da Academia Teixeirense de Letras (ATL).

“O mais interessante disso é que nos associamos à APPERJ e, ao mesmo tempo, celebramos a parceria da ATL com a associação nacional de poetas”, disse Almir Zarfeg, que é presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras.

Apperjianos baianos celebram os 35 anos da Associação Profissional de Poetas no Estado do RJ

Os poetas Jorge Ventura, Arolda Figuerêdo e Almir Zarfeg

Jorge Ventura já esteve em Teixeira de Freitas, cidade mais importante do extremo sul baiano, representando a APPERJ e também ampliando o campo de ações e contatos da instituição que presidente e para a qual acaba de ser reeleito para mais dois anos.

Na primeira visita à ATL, em dezembro do ano passado, Jorge foi homenageado pela publicação de seu mais recente livro de poemas – “Outras Urbanas” (Ventura Editora, 2023) – e, depois, compôs a comissão julgadora da versão interna do Prêmio Castro Alves de Literatura 2024, que é promovido pela ATL. O poeta, ator e editor esteve pessoalmente no evento de premiação realizado em março de 2024.

A previsão é que a parceria ATL/APPERJ cresça ainda mais, inclusive cabendo à associação julgar os trabalhos inscritos, na categoria poesia, da versão nacional do prêmio em questão. Esse é o desejo dos respectivos presidentes Raimundo Magalhães e Jorge Ventura.

Apperjianos baianos celebram os 35 anos da Associação Profissional de Poetas no Estado do RJ

Jorge Ventura, Cristhiane Ferreguett e o convite da festa

“Em nome dos associados da APPERJ na Bahia, portanto, quero desejar uma comemoração animada e inspirada neste 35º aniversário de fundação dessa associação que promoveu e continua promovendo a poesia brasileira”, afirmou Zarfeg.

Ele citou algumas das inúmeras realizações, estratégias e projetos da APPERJ em favor da literatura brasileira ao longo desses trinta anos de história: Projeto Poesia na Praça; Terças Poéticas; Grande Jogral APPERJ; Noites Poéticas; Projeto Tem Poesia no Meio do Caminho, no Meio do Caminho Tem Poesia; Concurso Nacional de Poesia Francisco Igreja; APPERJ-Jovem; Pôster & Perfil; Coletânea Perfil; Jogral Poesia Plural; Festival Carioca da Poesia; Te Encontro na APPERJ; Poesia Instantânea Coletiva (PIC); Encontro de Poetas do Rio de Janeiro; Todas Elas & Alguns Deles; Feijoada Poética; Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro; Sarau APPERJ; Mostra de Poesia Contemporânea da APPERJ; e muito mais.

Idealizada pelo saudoso Francisco Igreja, a Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro celebra seus 35 anos de agitação poética e cultural e, nesta oportunidade, renova sua missão de continuar representando cada vez mais e melhor a poesia brasileira.

Fonte: jornalalerta/ Redação

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!