Compartilhem essa reportagem!

 

Trabalhadores da educação no município de Vereda-BA, comemoraram na última semana, duas importantes conquistas para a categoria: a concessão de indenização (conversão em pecúnia) de licenças-prêmio para 59 trabalhadores da educação do município; e o rateio dos precatórios do extinto FUNDEF.

 

Rateio dos precatórios

 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, publicou na última sexta-feira 22, no Diário Oficial do Município, o Edital de Chamamento Público nº 001/2022 – que estabelece critérios para habilitação dos profissionais do magistério do Município, objetivando repassar os valores dos precatórios do extinto FUNDEF.

 

 

De acordo com o edital, terão direito ao repasse os professores da Rede Municipal de Ensino, que atuaram nos períodos de 1º janeiro de 1997 à 31 de dezembro de 2006 e de 1º janeiro de 2007 a 31 de maio de 2020, tantos os servidores estatutários, celetistas ou contratados por tempo determinado. Em caso de falecimento do servidor com direito ao rateio, os seus herdeiros têm direito a perceber os valores.

 

 

Para o professor Claudio Adão P. da Silva, coordenador do núcleo de APLB de Vereda, essa conquista se deu após muitas lutas: “greves, mobilizações nas ruas, ocupações na Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Prefeitura.

 

Lutas da Categoria na gestão passada!

 

O Jurídico da APLB-Sindicado moveu ações judiciais e conseguimos bloquear mais de R$ 6 milhões dos recursos oriundos dos precatórios do FUDEF em 2018.

“Após o Governo Federal sancionar a lei que garante o pagamento dos precatórios do FUNDEF aos trabalhadores o prefeito de Vereda Manrick Teixeira, provou seu comprometimento com a educação do município!”

 

“Manrick publicou o Chamamento Público, para identificar e habilitar os trabalhadores que possuem direito a receber o rateio dos precatórios”, comemorou o professor Claudio Adão P. da Silva, coordenador do núcleo de APLB de Vereda

 

Licenças-prêmio

 

O prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, também publicou no Diário Oficial do Município, edição de quarta-feira (20/04), as Portarias 162 e 163/2022, que tratam das concessões de licenças-prêmio para 59 professores da rede municipal de ensino. De acordo com a portaria, a licença de 90 dias está sendo concedida de forma fracionada.

Os trabalhadores gozarão de 30 dias e os demais 60 dias serão convertidos em pecúnia (indenização).

O sindicalista Claudio Adão P. da Silva parabenizou os trabalhadores da educação pelas conquistas.

 

“Sempre unida, nossa categoria nunca fugiu da luta. Foram muitos anos de enfretamento à gestão municipal, em governos anteriores, no objetivo de garantir nossos direitos legais.

 

 

“Agora, na atual gestão, o prefeito municipal está atendendo o pleito da APLB/Sindicato. Esperamos em breve comemorar também a gestão democrática nas escolas, garantido o direito de toda comunidade escolar a escolha de seus representantes nas unidades de ensino!”

 

“Parabéns trabalhadores e trabalhadoras, pois só conquista quem luta”, finalizou.

 

Fonte: Portal Siga a Notícia

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!