Compartilhem essa reportagem!

 

A Prefeitura de Mucuri tem avançado com as obras de qualificação da Avenida Espírito Santo, por toda extensão da lateral da BR-101, no distrito de Itabatã.

A Avenida Espírito Santo tem três quilômetros de extensão em área habitada e todo seu calçamento está sendo recuperado, retirando todo bloquete danificado, despedaçado, triturado pelo desgaste do tempo, reaproveitando apenas o bloquete em boa condição para se somar com os novos blocos sextavados.

 

 

A Espírito Santo é a mais longa avenida do município de Mucuri com 1.760 metros de extensa pavimentação e com mão dupla. Os outros 1.240 metros ainda sem pavimentação estão recebendo obras de drenagem das águas pluviais por meio da implantação de manilhas ou aduelas de concreto para a retenção e direcionamento das águas das chuvas.

 

 

O calçamento da Avenida Espírito Santo, tem 27 anos de implantado, ele foi construído em 1995, na primeira gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que na sua terceira gestão, volta a recuperar o calçamento que construiu a quase três décadas, preparando a via pública para receber o asfalto posteriormente e também está executando atualmente ações de revitalização do seu paisagismo as margens da BR-101.

 

 

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explica que no local o município está fazendo a repavimentação que já estava com bloquetes soltos e afundamentos que atrapalhavam a locomoção.

A base está sendo refeita com material mais forte e resistente e o piso compactado para a colocação dos bloquetes. A requalificação vai proporcionar melhor tráfego de motoristas, pedestres e, principalmente, para os ciclistas, especialmente, quando o asfaltamento chegar.

 

 

Além das obras de recuperação da pavimentação da Avenida Espírito Santo, a Prefeitura Municipal de Mucuri, executa outras ações de infraestrutura no distrito de Itabatã, recuperando também vários trechos do calçamento em seus bairros, instalando caixas secas em pontos estratégicos, recuperando pontos de drenagem, nivelando ruas e substituindo bloquetes em vários pontos do calçamento do distrito, especialmente em ruas onde o asfalto vai passar.

Na mesma Avenida Espírito Santo, já na zona norte do distrito de Itabatã, a Prefeitura de Mucuri avança com as obras de drenagem das águas pluviais por meio da implantação de manilhas ou aduelas de concreto para a retenção e direcionamento das águas das chuvas.

As obras de drenagem têm o objetivo de direcionar as águas pluviais que descem dos bairros Gazinelândia, Triângulo Leal e vários outros pontos da zona norte do distrito, melhorando a qualidade de vida das famílias, promovendo o aumento da segurança, diminuindo o mau cheiro e reduzindo a incidência de insetos e animais peçonhentos.

Todas as obras citadas, como a requalificação da pavimentação, drenagem e revitalização do paisagismo da Avenida Espírito Santo em Itabatã, estão sendo realizadas com recursos próprios do município de Mucuri. Outras frentes de trabalho com obras dessa natureza estão em execução, tanto em Itabatã, quanto na cidade de Mucuri e distritos do município.

 

Em Mucuri, o município vem reconstruindo a rede subterrânea de escoamento e recuperando o calçamento.

 

Em alguns pontos as obras de asfaltamento começaram e tiveram que parar, para que as equipes recuperassem a rede pluvial e, somente depois de prontas, as ruas com a rede de drenagem em dia, a massa asfáltica está voltando a ser aplicada nas vias públicas, o exemplo é a Rua Almenara, na cidade de Mucuri, que recomeçou a obra de asfaltamento nesta terça-feira (26/04).

Mucuri está sendo o primeiro município do extremo sul baiano a entrar na tecnologia da luminância das cidades inteligentes e a ter todas as lâmpadas comuns substituídas por LED na iluminação pública de todos os seus aglomerados urbanos.

O município de Mucuri passou a utilizar lâmpadas de LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e menos poluentes. Ruas e avenidas da cidade, dos distritos e povoados já estão quase todos iluminados a noite como se fosse dia.

Enquanto a luz incandescente dura em torno de mil horas e a fluorescente por volta de 10 mil, o LED é capaz de funcionar perfeitamente por até 50 mil horas, reduzindo custos com eventuais trocas de lâmpadas. A nova iluminação inteligente de Mucuri já está proporcionando 55,53% de economia no consumo de energia na iluminação pública do município.

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Clique aqui para entrar em contato!