Compartilhem essa reportagem!
Na última segunda-feira (24), ocorreu o voo inaugural de reabertura do Aeroporto 9 de Maio. Compareceram ao evento o prefeito Dr. Marcelo Belitardo, secretários municipais, representantes do Legislativo, imprensa e a comunidade em geral.

“A retomada das atividades do Aeroporto 9 de Maio é extremamente importante para impulsionar a economia de Teixeira de Freitas. Isso só foi possível a partir da ação conjunta de diversos atores, em prol da população teixeirense”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.

O equipamento passou por um processo de certificação para atender as demandas das empresas aéreas, além das demais manutenções para a garantia de segurança das operações.

Negociações para a reabertura foram iniciadas em junho deste ano, entre a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (através da Secretaria de Projetos Estratégicos e Procuradoria Geral), Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia e a empresa Fenix, certificadora do aeroporto. Em todo o processo, a gestão municipal disponibilizou informações técnicas e suporte logístico às empresas envolvidas.

No intuito de garantir o padrão de visibilidade para pousos e decolagens exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve a retirada de, aproximadamente, 8 hectares de plantação de eucalipto com o apoio da empresa Suzano. A Secretaria de Meio Ambiente, por sua vez, realizou a poda de árvores  e o paisagismo da área interna.

Foram efetuados o fechamento de duas estradas que ficavam na cabeceira da pista e a abertura de uma nova via alternativa para acesso da comunidade, com terraplanagem, colocação de material e compactação.

Dentre os serviços ofertados pela Secretaria de Infraestrutura, estão: patrolamento e alargamento da estrada, terraplanagem, compactação do solo e tratamento do terreno.

A compra do aparelho PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) será viabilizada por emenda parlamentar, com o processo de licitação em andamento. O PAPI é um sistema de auxílio visual que informa aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave durante a aproximação para pouso.

Teixeira de Freitas está localizada perto de várias cidades litorâneas da Costa das Baleias, a entrada para a Zona Turística, o que faz um destino importante para o turismo e mostra a importância dos voos comerciais, aproximando todo o Brasil do Extremo Sul.

Além disso, também está geograficamente próxima a Minas Gerais e Espírito Santo, tornando-se um ponto estratégico para negócios.

ASCOM/ PMTF

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!