• 17 de setembro de 2021 19:19

“Volta que deu merda!”: Sob o comando de Marcelo Belitardo Teixeira de Freitas tem pior índice de vacinação. Além disso o município é apenas o 7º no ranking de qualidade da saúde pública no extremo sul baiano.

ByLéo Feitosa

ago 21, 2021

Apesar do problema não ser uma exclusividade do município de Teixeira de Freitas-BA, é fato que nos últimos meses temos presenciado dias realmente obscuros quando o assunto é a saúde pública.

“Volta que deu merda!”, é um termo usualmente utilizado nas redes sociais em forma de “Meme”, pra dizer que algo que se pensava ser a escolha certa, deu muito errado! Que invés de evoluir-mos algo, regredimos! A saúde pública, tem vivido isso nos últimos tempos. 

Segundo os dados da SESAB- Secretária Estadual de Saúde do Estado da Bahia, Teixeira de Freitas é hoje o município com menor comprometimento quando o assunto é imunização contra a Covid-19.

Sob o comando do “Doutor do Povo”, o médico Marcelo Belitardo, colocou Teixeira de Freitas na última colocação em percentual de vacinados contra o Covid-19 no estado. Ou seja, entre aqueles que tomaram as duas doses ou dose única, contra o novo coronavírus.

Segundo a base de dados da Sesab, até esta quinta-feira, dia 19 de agosto, a população local de imunizados era de 13.819 pessoas, apenas 9,64% do total de 162.438 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020.

No quesito de quem completou a vacinação, a cidade fica atrás de Pedro Alexandre, na divisa com Sergipe, segundo pior em média, que registrou 12,33% de imunizados dos seus 16.682 moradores.

Leia também!  Prefeito Beto Pinto conquista, por meio do dep. federal, Uldurico Jr., emenda parlamentar para pavimentação asfáltica de bairro em Medeiros Neto.

Apesar da Secretaria de Saúde Teixeira de Freitas dizer que a gestão tem trabalhado para aumentar a aplicação da segunda dose, e indicou que vem fazendo o trabalho de divulgação nas redes sociais, entrevistas em meios de comunicação, drives, entre outras ações, para convocar os moradores, parece que o prefeito Marcelo Belitardo, que recentemente foi alvo de denúncias por licitar uma empresa no mínimo “suspeita” para prestação de serviço de publicidade por quase um milhão e meio, tem pecado e pecado muito no que diz respeito a ‘COMUNICAÇÃO.”

A prova disso é que as campanhas publicitária não tem surtido efeito quando a intenção é fazer o chamamento da população para a importância da vacinação.

Teixeira de Freitas é apenas o 7º município no ranking de qualidade da saúde pública dos 13 municípios da  Costa das Baleias.

O Programa Previne Brasil que mede a satisfação da população em cada município brasileiro foi instituído pelo Ministério da Saúde do Brasil, em 2019, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, determinando alterações no financiamento de custeio da atenção primária à saúde no país, determinando três critérios bases para o repasse financeiro aos municípios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Com base nos critérios estabelecidos pelo programa o município de Teixeira de Freitas-BA, por não ter atingido os índices necessários, e tão pouco as metas ou critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deixará de receber alguns recursos federais para a saúde pública.

Leia também!  Vereda: Município recebe 25 mil mudas do Instituto Biofabrica doadas pelo Governo do Estado da Bahia.

Recursos esses que serviriam para o custeio da Atenção Básica com o objetivo de ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde do município. Com isso Teixeira de Freitas perde recursos.

Para que possamos ter uma ideia, os municípios que lideram o ranking são Caravelas, Mucuri e Itanhém, e serão premiados com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária.

Aliado a isso, e para piorar ainda mais a situação da saúde pública, existe o total descontrole e ineficiências no setor da REGULAÇÃO DE EXAMES, haja vista que o gestor tem sido incapaz de implantar um sistema de descentralização na marcação de exames, direcionados aos postos de saúde que compõem a ATENÇÃO BÁSICAS.

Com isso o que se ver são filas quilométricas na porta da CENTRAL DE REGULAÇÃO DE EXAMES. 

RANKING DOS 13 MUNICÍPIOS DA COSTA DAS BALEIAS

  • 1° Caravelas
  • 2° Mucuri
  • 3° Itanhém
  • 4° Ibirapuã
  • 5° Medeiros Neto
  • 6° Lajedão
  • 7° Teixeira de Freitas
  • 8° Alcobaça
  • 9° Itamarajú
  • 10° Nova Viçosa
  • 11° Jucuruçu
  • 12° Vereda
  • 13° Prado
Faça aqui seu comentário!