Compartilhem essa reportagem!

Mais de 1,5 mil moradores da zona rural de Ituaçu terão acesso à água tratada e própria para o consumo em suas casas.

Neste sábado (28), em visita ao município, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço no valor de R$ 6,6 milhões de reais para a construção de um Sistema de Abastecimento de Água com mais de 30 mil metros de distribuição que irá atender às localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D’Água do Meio, Pé da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia.

“Estamos atendendo a um anseio antigo da população, levando água para várias comunidades. É garantia de saúde e qualidade de vida pra essas pessoas”, afirmou o governador Rui Costa.

A água será captada a partir de uma plataforma flutuante na Barragem de Cristalândia e levada por uma adutora de água bruta com extensão de mais de 22 mil metros em tubo. Em seguida a água passa por uma estação de tratamento, sendo armazenada em cinco reservatórios elevados.

O sistema integrado conta ainda com uma rede de distribuição de 33.807 metros de extensão e a instalação de 450 ligações domiciliares.

“É a realização do sonho de toda uma vida”, afirma a dona de casa Maria Ribeiro, que mora na região há 40 anos. “A gente esperava muito por isso, porque nossa região precisa muito.

Água limpa é mais saúde pra nossas famílias, pra cozinhar e beber. Com água barrenta, a gente fica sempre preocupada com doenças e tudo mais. É uma felicidade muito grande, estamos comemorando muito porque é o tipo de obra que a gente sabe que vai mudar nossas vidas”, completa.

Agricultura familiar

Ainda para Ituaçu o governador autorizou a celebração de dois convênios do projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústrias e fez também a entrega de 1.149 cadastros ambientais rurais para famílias da região, num investimento somado de mais de R$ 240 mil.

Após as entregas, Rui ainda visitou a Caravana da Justiça Social no Ginásio de Esportes Artur Alves da Rocha e o Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo, no Centro.

 

 

O governador Rui Costa afirmou que o governo federal não está repassando os recursos de diversas obras federais realizadas em parceria com o governo do estado, mas que nem por isso as obras estão paradas.

Segundo o governador, o mesmo tem buscado recursos para concluir todas as obras em que ele assumiu a responsabilidade. Rui afirmou ainda que, apesar da política diferenciada que o governo federal dá aos estados do nordeste, e em especial a Bahia, ele não faz diferença se os municípios baianos são governador por gestores de direita ou de esquerda. 

 

Assista um treco do vídeo: 

 

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação/ 

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!