Compartilhem essa reportagem!

 

Vereda “Terra sem lei?

Vereda-BA: O município de Vereda, localizado no extremo sul baiano, é uma daquelas tipicas cidades do interior, onde parece que a lei não alcança as autoridades, ou pessoas ligadas ao executivo municipal!

Fato é que nesse último final de semana a pacata cidade foi surpreendida com o som alto de automóveis,, buzinaço, aglomeração, fogos de artifício e muita fumaça, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo informações do portal de notícias Zero Hora News, assim foi definida uma carreata política realizada no município no fim da tarde deste último sábado, dia 18 de julho. O ato político provocou aglomeração, conforme é visto em imagens compartilhadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

De acordo com uma fonte do Zero Hora News, a carreata foi convocada por secretários do município e protagonizada em sua quase totalidade por servidores da prefeitura de Vereda, desrespeitando o próprio decreto nº 574/2020 expedido pelo prefeito municipal Dinoel Carvalho (PR) de isolamento social e toque de recolher entres os dias 13 à 28 de julho das 18:00 as 05:00 horas. Alguns dos servidores são vistos sem fazer uso de máscara.

Ainda conforme visto nas imagens, a carreata foi de partidários do ex-prefeito e atualmente pré candidato ADALBERTO DA ROCHA NONATO (DEM) que recentemente teve os bens bloqueados pela Justiça Federal, através de decisão do Dr. Felipo Lívio Lemos Luz.

O prefeito é alvo de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal que acusa o ex-prefeito de pertencer a uma organização criminosa derivada da associação de políticos, empresários, e servidores públicos que agiu durante vários anos objetivando a apropriação de recursos públicos no que ficou conhecido como OPERAÇÃO SANGUESSUGA.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR MATÉRIA)

Em um dos vídeos, um apoiador se aproxima da filmagem de um dos veículos e pergunta:

“Puba obrigou os meninos dele tudo ir pra passeata, senão mandava embora, é moço esse cara é porqueira viu”, em referência ao que seria um dos organizadores da carreata, o Sr. Uelson de Jesus Lopes, vulgo Puba. (assista o vídeo abaixo).

https://www.facebook.com/ZeroHoraNewsOficial/videos/320135246027942/?v=320135246027942

 

Em um dos veículos é possível ouvir música que faz alusão ao número 25, número do partido DEM o qual o político é filiado. O município conta com medidas restritivas e teve toque de recolher em vigor. Atualmente, Vereda é uma das cidades que integram a lista de transportes intermunicipais suspensos como meio de prevenção à Covid-19. (Acesse o link)

Outro detalhe importante, a aglomeração ocorreu a 20 (vinte) metros do destacamento da Polícia Militar de Vereda, que não tomou nenhuma providência para dispensar a aglomeração notadamente de servidores da prefeitura. Também não houve qualquer medida por parte da Prefeitura local e seu órgão sanitário para evitar a carreata que está sendo chamada por moradores locais de carreata do covid-19”.

A propaganda eleitoral é permitida a partir do dia 26 de setembro, segundo o calendário das eleições 2020. Antes desta data, a propaganda que for veiculada, como carreata e disponibilização de carro de som, é configurada como propaganda antecipada e pode gerar multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ou equivalente ao custo da propaganda.

A finalidade da proibição da propaganda extemporânea é evitar o desequilíbrio e a falta de isonomia nas campanhas eleitorais.

Todo o material colhido foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral da Comarca de Itanhém (que responde por Vereda) para que seja tomada as devidas providências.

Fonte: Portal Zero Hora News (Vanderlei Filho) 

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!