Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Vereador Agnaldo da Saúde cria projeto visando Humanização e Educação no Trânsito de Teixeira de Freitas na rede pública de ensino.

ByLéo Feitosa

set 26, 2019

Na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (25/09), passou a tramitar o Projeto de Lei do Legislativo nº 55, de 24 de setembro de 2019, de autoria do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” que institui o Programa Municipal de Humanização do Trânsito para à cidade de Teixeira de Freitas.

O projeto do vereador Agnaldo da Saúde vem propor um PHT – Programa de Humanização do Trânsito com a finalidade de prevenir acidentes e humanizar a convivência entre as pessoas.

Conforme o vereador Agnaldo da Saúde, o objetivo é propor com o Projeto de Lei alternativas para o trânsito nos horários de entradas e saídas das instituições, além de oferecer mais segurança nas travessias e no embarque e desembarque dos estudantes.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto comemora sucesso no primeiro dia da Feira Cidadã com participação das secretarias municipais.

Ainda, tem como foco das suas ações incentivar o uso do transporte coletivo, da carona solidária e que os alunos possam se deslocar de bicicleta de sua residência até as referidas instituições de ensino e que projetos arrojados de sinalização horizontal e vertical sejam implantados na frente das escolas públicas e privadas.

O projeto prevê que monitores treinados atuarão como orientadores do trânsito escolar para organizar o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas. Cones nos passeios e nas ruas em frente às escolas orientarão as pessoas. Para segurança de todos, será indispensável atenção, colaboração e respeito às recomendações dos orientadores e das sinalizações.

O vereador Agnaldo da Saúde destaca que o seu Projeto de Lei trabalha em três linhas de execução: treinamento para condutores, educação de pedestres e orientação e fiscalização das normas. Atividades que envolvam outras formas de atingir o público e integrar órgãos estaduais, como o Detran, também serão estimuladas pelo Projeto.

Leia também!  Teixeira: Prefeitura realiza trabalho de manutenção da iluminação pública pela cidade!

Segundo Agnaldo da Saúde, é importante que o programa surja da integração de esforços, entre os órgãos municipais e com o governo estadual, para promover uma maior humanização do trânsito.

“Dentre todos os elementos, o pedestre é o de maior relevância e vulnerabilidade. Por isso, deve ser priorizado nas políticas públicas relacionadas à área, onde a finalidade é conquistar resultados significativos para a redução de acidentes ao resgatarem um maior respeito ao pedestre”, enfatiza Agnaldo da Saúde.

 

 

Fonte: Athylla Borborema

 

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação/

Faça aqui seu comentário!