Compartilhem essa reportagem!

 

A falta de comunicação entre surdos e ouvintes gera limitações na troca de informações e no convívio social. Preocupado em capacitar os servidores municipais para facilitar o acesso desse público a serviços essenciais, como o da saúde, o vereador Adriano Souza, através da indicação Nº 28/2020, solicitou que a Prefeitura Municipal, através de parcerias com ONG’s, órgãos e ou secretarias competentes, ofereçam essa capacitação gratuita aos servidores.

A língua de sinais é utilizada pelos surdos e é reconhecida por lei. Assim como os diversos idiomas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica e existe uma grande dificuldade para os não ouvintes, principalmente pela falta de preparo de profissionais nos serviços básicos, que desconhecem totalmente a língua.
Imagine um surdo chegar a um hospital e não poder se comunicar.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões dos entrevistados declararam ter deficiência auditiva (5,1%). A deficiência severa foi admitida por mais de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 344,2 mil são surdas e 1,7 milhão têm grande dificuldade de ouvir.
A indicação do vereador pretende o quanto antes levantar essa causa, visto que o período é de emergência, que os atendimentos tem sido basicamente nas urgências e que estes profissionais, não tiveram o preparo para receber de forma expressiva essa quantidade de atendimentos com surdos.

Vale ressaltar que a indicação é com um anteprojeto que direciona normas e especifica o atendimento bem realizado pós-capacitação para os hospitais, hemocentro, núcleos de farmácia especializada, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Será um grande “legado” à sociedade e que vai garantir um atendimento humanizado aos pacientes do sistema. muitos desses usuários da rede pública, que são portadores de deficiência auditiva tem enorme dificuldade de se fazerem compreender, comprometendo o seu atendimento.

Essa é uma ação fundamental para assegurar a assistência de forma integral e inclusiva. Um marco para a saúde pública e eu estou buscando e acompanhando respostas desta indicação, para o quanto antes”. Disse o vereador.

 

Assessoria do Vereador Adriano Souza-PCdoB/

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!