• 21 de outubro de 2021 12:53

Vacinação: Município de Mucuri-BA vacina pessoas acima de 45 anos contra a Covid-19.

ByLéo Feitosa

jun 23, 2021

 

O município de Mucuri, começou nesta terça e quarta-feira (22 e 23/06) a vacinar pessoas acima dos 45 anos de idade, contra a Covid-19.

A primeira dose do imunizante foi aplicada inicialmente em um grupo independente de comorbidades por categoria profissional. Foram 300 doses para a cidade de Mucuri e outras 300 para o distrito de Itabatã da Vacina da Pfizer.

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde informou que a faixa etária vacinada foi dos 45 aos 54 anos e com os novos lotes da vacina que chegarão se conclui a vacinação da 1ª dose neste público e alerta para a importância de manter todos os cuidados durante o processo, com utilização de máscara, uso de álcool em gel e manter o distanciamento.

A ação no município Mucuri aconteceu nesta terça-feira, dia 22 de junho, no Posto de Vacinação da Igreja Batista Central, na Avenida Perobas, em Mucuri. Já no distrito de Itabatã nesta quarta-feira, dia 23 de junho, a vacinação aconteceu na Igreja Batista Central, na Avenida Minas Gerais, ao lado da Casa do Futuro.

Leia também!  Vídeo: Dep. Estadual Paulo Câmara contempla o povoado do Cantagalo com equipamentos agrícolas em benefício dos pequenos agricultores de Alcobaça.

Às 05h30 da manhã, o prefeito de Mucuri-BA, Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) já estava no local fazendo o acolhimento das pessoas e distribuindo pessoalmente café com lanches aos usuários da fila.

O prefeito Robertinho chamou atenção das famílias mucurienses sobre a importância de se vacinar, alertando, que quando se vacina, protege-se a sua família e também a comunidade onde vive, explicando ainda, no entanto, que para que a proteção funcione é necessário tomar as duas doses da vacina respeitando o intervalo específico entre elas determinado pelo fabricante.

“Duas doses são necessárias porque o organismo demora a criar anticorpos para combater o vírus”, alertou o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, explica que a vacina contra a Covid-19 é a principal esperança para conter a disseminação do novo coronavírus.

Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

“A vacinação é importante porque promove proteção contra a Covid-19 de duas formas: a primeira vantagem é a proteção, comum a qualquer tipo de vacina. Ela nada mais é do que o benefício de ter um risco muito menor de desenvolver a doença.

E a segunda é o nível coletivo de proteção oferecido pelas vacinas, que torna a imunização ainda mais importante. À medida que os habitantes começam a ser imunizados, há menos infecções e menos pessoas transmitindo o vírus para outras. Com isso, a tendência é de uma diminuição da circulação do agente infeccioso aos poucos”, conscienti zou o secretário Fernando Jardim.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mucuri

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!