Compartilhem essa reportagem!

“O time do Bela Manhã entrou desacreditado, por ser um time do povo do campo, pensaram que iríamos fazer feio, nós mostramos justamente ao contrário, jogamos futebol, não perdemos nenhuma partida e estamos na final, isso sim é resistência”. Afirmou Arlindo Correia conhecido como “Zé Véi” que é técnico do time do Bela Manhã.

No último domingo (04/09), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra através do seu time de futebol, realizou o feito de ir para a final do campeonato no distrito de Santo Antônio, município de Teixeira de Freitas.

A competição contou com 12 equipes da região, e após as etapas de classificação, quartas de finais e semifinais, o time do Bela Manhã se sagrou como um dos melhores times até o momento na competição, chegando a final do campeonato invicto, sem perder nenhuma partida.

O Bela manhã é um assentamento localizado nove quilômetros de Teixeira de Freitas-BA, composto por mais de 135 famílias, que ali lutam por dignidade, e que através da agricultura familiar, produzem alimentos livres de agrotóxicos.

No assentamento as suas lideranças sempre incentivaram a cultura, bem como os esportes, com destaque para o futebol, onde desde a sua gênese, já foi construído um campo para a prática do referido esporte na comunidade.

O Time é formado por parentes de assentados, assentados e filhos de assentados, que carregam o nome e o legado do MST.

Elaine Fritz dirigente da Brigada Nelson Mandela no Extremo Sul, diz;

“O futebol é o esporte de mais fácil acesso, o futebol tem ajudado o MST a ocupar alguns espaços que não tínhamos abertura, e quando a gente ver o time do MST entrando em campo com a nossa bandeira, cantando nosso hino, simplesmente reaviva a mística do nosso movimento e nos enche de orgulho!”

“É um exemplo vivo para contrapor o discurso que a direita prega, sem contar que é um elemento que ajuda nossa juventude em seus diversos sonhos, inclusive em ser jogador profissional de futebol”. Conclui Fritz

O futebol consegue mover as massas, sendo uma paixão nacional, tem despertado o desejo em muitos jovens do Movimento Sem Terra em ser jogador de futebol.

“O futebol tem algo que a gente não consegue explicar, ele consegue unir pessoas, e faz um time diverso se juntar por um único objetivo!”

“Jogar bola também desperta sonhos, muitos dos nossos jovens sonham em ser um jogador de futebol, e aqui estamos na luta e na labuta de realizar os sonhos de dois jogadores nossos!”

“São eles dois goleiros!”

“Dudu o goleiro titular do nosso time está lutando para realizar o sonho de ser um goleiro profissional, e o nosso goleiro reserva, o Marcos também está nesta labuta, são jovens que cresceram aqui vendo o time do Bela Manhã jogar, e hoje eles estão nos ajudando a elevar o nome do nosso movimento”. Afirma Fritz.

No próximo domingo (11) o MST através do Bela Manhã estará disputando a grande final do campeonato, a partida começará as 15 horas.

Fonte: ASCOM/ Time do Bela Manhã.

Por: Opinião Pública

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!