Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Temoteo irá passar o Bastão? Quem será seu sucessor?

ByLéo Feitosa

mar 5, 2019

Bom, não é novidade para ninguém que o prefeito Temoteo Brito amarga índices de rejeição históricos para um gestor que está à pouco mais de um ano e nove meses do fim do mandato. Uma gestão que até mesmo para ser considerada “Pífia” teria que melhorar muito, e Temoteo Alves de Brito temendo sofrer a maior derrota de sua trajetória politica, fala constamento nos palanques, ao inaugurar obras que herdou ainda da gestão passada, em “Passar o Bastão.”

O primeiro na linha sucessória seria o seu líder da bancada na Câmara Municipal, o vereador Agnaldo da Saúde.

Mas quem é Agnaldo da Saúde afinal?
Vereador Agnaldo Teixeira Barbosa

Agnaldo Teixeira Barbosa nasceu em Nanuque MG, em 01/08/1970, Filho de Adelmário Oliveira Barbosa e Fidelcina Teixeira Barbosa, vem de uma família de 8 filhos. Chegou em Teixeira de Freitas em 26 de junho de 1985, formou-se como Técnico em Enfermagem . Casou-se em 1991 com a senhora Mirileide Lima dos Santos,com quem teve 2 filhos, Bruno Santos Barbosa de 21 anos e Bruna Santos Babosa de 14 anos.

Ainda na década de 80, Agnaldo Teixeira Barbosa iniciou sua carreira política, muito jovem aos 15 anos participou de várias campanhas políticas. Na sua trajetória, trabalhou como Ouvidor do Município na qual desenvolveu vários projetos como: Doação de medicamentos para pessoas carentes e projetos de ajuda financeira para pessoas que fazem hemodiálise fora de Teixeira. Agnaldo também desenvolveu um trabalho de anos como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado e adquiriu muita experiência política.

Leia também!  Prefeitura realiza formação com agentes de portaria e auxiliares de disciplina de instituições de ensino; entenda!

No ano de 2008 Agnaldo Teixeira Barbosa decidiu se lançar na vereança como candidato no Município de Teixeira de Freitas. Após muito trabalho e luta durante sua campanha e com o apoio da população do município, conseguiu 1273 votos ficando em Sétimo lugar, más infelizmente não conseguiu se eleger devido ã sua legenda.

Mesmo não conseguindo se eleger Agnaldo da Saúde continuou com o seu trabalho. E é no ano de 2012 que Agnaldo Teixeira Barbosa se elegeu com 1330 votos ficando como o segundo vereador mais bem votado do município.

Sua plataforma de trabalho é sustentada não só na saúde mais em todas as área. Atualmente, além de Vereador Agnaldo também é um empresário da área de Saúde e pretende cursar Administração Pública.

Considerado um político de diálogo aberto à todas as linhas ideológicas, apesar de ser notoriamente de centro-direita, o vereador Agnaldo da Saúde, é também um articulador nato. Não é por acaso que aparece como principal nome à suceder Temoteo Brito, caso de este de fato desista de ser candidato a reeleição em 2020. 

Não devemos esquecer que o atual prefeito apesar de enfrentar uma crise político-administrativa grave, foi eleito com 40.77% 29,603 dos votos válidos na eleição de 2016.

Desse total mais de 80% dos votos é parte da herança política que o próprio Temoteo Brito cultiva durante as mais de duas décadas de sua trajetória, ou como se fala por ai, são os votos “timotistas.”

Apesar do fato do atual vice-prefeito ter contribuído para a vitória em 2016, devemos enxergar que 55,23% dos votos válidos, foram distribuídos entre os demais 3 candidatos na época.

  • João Bosco Bittencourt com 33.01% 23,971 VOTOS
  • Marta Helena 13.70% 9,947 VOTOS
  • Caio Checon 12.11% 8,795 VOTOS

O que significa dizer que o fato de na última eleição municipal terem existido 4 fortes candidaturas, as mesmas favoreceram a vitória de Temoteo Alves de Brito.

E não só isso!

Caso o atual prefeito de fato consiga manter a sua densidade política até o fim do mandato, e passe de fato o “bastão” ao vereador Agnaldo da Saúde, não me causaria nenhuma surpresa, ver inevitavelmente Agnaldo, eleito prefeito da cidade de Teixeira de Freitas, já que o mesmo receberia uma boa parte da transferência de votos  do septuagenário gestor.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto começa a receber megaestrutura para Feira Cidadã.

Tal vitória hipotética do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, dependeria apenas do mesmo fator que determinou a vitória de Temoteo Brito em 2016. Ou seja! A existência de pelo menos 4 outras candidaturas.

Bom, como costuma dizer o meu amigo Dilvan Coelho…” Muita água ainda vai passar por baixo da ponte até as eleições”! Vamos aguardar!

Por: Opinião Pública/Da Redação/

Faça aqui seu comentário!