Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Teixeira: Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar encerram-se na próxima sexta-feira, 28 de junho.

ByLéo Feitosa

jun 26, 2019

O município de Teixeira de Freitas-BA, encontra-se com as inscrições abertas para o processo eletivo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, quatriênio 2020/2023. O prazo para as inscrições encerra-se na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, e ao todo serão 10 vagas para os Conselhos Tutelares I e II.

Após a entrega da documentação dos candidatos que cumprirem os pré-requisitos exigidos no edital nº 001/2019, de 17 de Abril de 2019, publicados no Diário Oficial do município, respeitado os prazos legais em caso de eventuais indeferimentos, os aprovados farão uma prova de conhecimentos específicos no Estatuto da Criança e Adolescente-ECA.

Já a eleição em si deve ocorrer até o dia 6 de outubro, em data unificada em todo o País.

A eleição, com base no referido edital 001/2019, que regulamenta o 2º Processo de Escolha Unificada para Conselheiros Tutelares do município de Teixeira de Freitas, destina-se à escolha de 10 membros titulares e 10 membros suplentes, para o mandato de quatro anos, sendo permitida uma recondução, mediante nova eleição.

Leia também!  Oposição do vereador Bruno Barbosa a construção da UBS no residencial Santos Guimarães poderá prejudicar 4 mil famílias.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizado nas seguintes etapas:

  • Primeira Etapa: Inscrições e Entrega de Documentos
  • Segunda Etapa: Análise de Documentação Exigida
  • Terceira Etapa: Exame de Conhecimento Específico
  • Quarta Etapa: Avaliação Psicológica
  • Eleição
  • Formação Inicial Diplomação e Posse.

As inscrições ficarão abertas até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Inácio Soares de Pádua, s/n, Vila Vargas (Praça Caravelas), em Teixeira de Freitas, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Para se inscrever o candidato à função de conselheiro tutelar deverá ser pessoa de reconhecida idoneidade moral, comprovada por folhas e certidões de antecedentes cíveis e criminais expedidas pela Justiça Estadual e atestado de antecedentes fornecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e pela Justiça Federal.

Também precisa ter idade superior a 21 anos e residir no município há pelo menos 2 anos.

Leia também!  Inauguração da UPA marcará um novo momento na história de Mucuri.

Podem votar na escolha dos conselheiros tutelares todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município de Teixeira de Freitas e que estejam quites com as obrigações eleitorais.

A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de 40 horas semanais, devendo o mesmo funcionar diariamente das 7h às 17h, de segunda à sexta feira, e em regime de plantão, 24 horas ao dia, conforme definido na Lei Municipal e no Regimento Interno do Conselho Tutelar.

A função de conselheiro tutelar tem a natureza de dedicação exclusiva, sendo por tanto incompatível o exercício de outra função pública ou privada, ressalvadas as exceções admitidas na Constituição Federal do Brasil.

Para mais informações acesse o edital abaixo: EDITAL Nº 001/2019 CMDCA- ELEIÇÕES UNIFICADAS PARA O CONSELHO TUTELAR-2019

Edital Publicado no Diário Oficial do Município. (clique aqui)

 

Por: Portal Opinião Pública/ Da Redação/

Faça aqui seu comentário!