Home / EXECUTIVO / Teixeira de Freitas realizou 1º Congresso Municipal das Mulheres com foco em mais democracia, igualdade e conquistas.

Teixeira de Freitas realizou 1º Congresso Municipal das Mulheres com foco em mais democracia, igualdade e conquistas.

 

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cultura, promoveu na manhã desta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, o 1º Congresso Municipal das Mulheres — um marco histórico na no município.

 

Foto: Júnior Origem

 

 

O congresso aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera, com ampla participação da comunidade. A programação foi marcada por uma roda de conversa e uma palestra de encerramento, que proporcionaram momentos de escuta ativa, compartilhamento de experiências e construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres.

 

Roda de Conversa: Vozes que constroem transformação

 

 

A roda de conversa reuniu representantes de diversas áreas do poder público e sociedade civil: Marielly Renor – Assistente Social e Diretora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Cultura; Evaneude da Rocha Jesus Bomfim – Chefe da Divisão do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Juliana Micheletti – Representando a Secretaria Municipal de Educação; Alex José Figueiredo de Almeida – Chefe do Cerimonial da Prefeitura; Claudia Melgaço de Oliveira – Sargento da Polícia Militar da Bahia, com 26 anos de atuação e integrante da rede de proteção à mulher; Dra. Valéria Fonseca Chaves – Delegada Titular da DEAM de Teixeira de Freitas, com 16 anos de atuação na segurança pública, e substituta em Lajedão; Ednalva Morais Souza – Presidente do Conselho Municipal da Mulher.

 

 

Cada participante trouxe reflexões e experiências sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas mais diversas esferas: da assistência social à segurança pública, da educação à atuação institucional.

 

Foto: Júnior Origem

 

Durante o evento, houve também a palestra da Dra. Mariana Tripoide, advogada feminista, professora e fundadora da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres (EBDM).

 

Um passo importante rumo à equidade

 

Fotos: Júnior Origem

 

O 1º Congresso Municipal das Mulheres surgiu com o propósito de fortalecer a participação feminina nos espaços de decisão e fomentar o debate sobre os direitos das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

 

Em um cenário em que a representatividade feminina ainda é um desafio, um espaço fundamental para o diálogo, o incentivo à presença das mulheres na política, nas instituições públicas e nos movimentos sociais.

 

Por: Luiz Souza / Fotos: Júnior Origem

Fonte/ ASCOM-PMTF-BA

Marcado: