Compartilhem essa reportagem!

Nesta quinta-feira (01), ocorreu a reunião de apresentação da proposta de drenagem e pavimentação no entorno do Shopping Teixeira Mall e Praça Hilton Chicon.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Dr. Marcelo Belitardo, a secretária de Projetos Estratégicos Ana Lucia Oliveira Apenburg, demais secretários, o diretor de projetos e arquiteto Maicon Rios, vereadores, entidades representantes do comércio (Sincomércio, ACE e CDL) e empresários com estabelecimentos na área. 

O projeto se baseia na implantação de uma rede de drenagem de 1 594 m lineares com o uso de tubos PEAD, construção de bueiro celular para a captação de água pluvial, com a drenagem sendo realizada para a rua Mauá.

Posterior a isso, as ruas passarão por recuperação da pavimentação com piso intertravado – caracterizado pela durabilidade, resistência e capacidade de escoamento – para requalificação urbana e melhor qualidade da drenagem. As obras para a estruturação da rede de esgoto ocorrerão em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

A Praça Hilton Chicon passará por um processo de requalificação dos 3.763 metros quadrados de área, no qual os serviços vão se concentrar na execução do piso, implementação de novas estruturas mobiliárias e de iluminação, e equipamentos voltados para o lazer dos teixeirenses e  realização de eventos culturais. 

O centro de Teixeira de Freitas é um área consolidada de interesse econômico destacável, abrigando o Shopping Teixeira Mall, comércio e residências. A região vive em uma delicada questão de infraestrutura, sobretudo em momentos de fortes chuvas e tempestades, visto que não há rede de drenagem capaz de atender a demanda pluvial.

A partir das chuvas que atingiram a cidade no fim de 2021, a gestão pública assumiu o compromisso de agilizar o processo burocrático para o início das obras, com duração de um ano e com a previsão de início em janeiro de 2023.

Inicialmente, a captação de recursos partiria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual estava avaliada a aplicação de R$ 50 milhões para uma ação que envolveria toda a região central.

Logo, o Executivo articulou o projeto atual com a estimativa de custo em torno de R$ 12 milhões, viável ao município. No momento, a obra irá passar pelo Legislativo, a fim da promulgação de um projeto de lei voltado para a liberação de recursos, e com o processo licitatório ocorrendo entre outubro e novembro.

“Sabemos que a realidade do shopping é antiga e bastante crítica!”

“Assumi a administração com o intuito de deixar a cidade melhor para todos, e queremos transformar Teixeira de Freitas em diversas áreas, especialmente na infraestrutura, para mudar a vida das pessoas”, explicou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. 

“Todos os setores estão envolvidos para que possamos executar a obra com excelência, encarando o problema de frente, buscando soluções e tendo o apoio de uma equipe extremamente competente!”.

Fonte: ASCOM/ PMTF

Por: Opinião Pública

https://www.instagram.com/p/Ch91En8LF_1/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!