Compartilhem essa reportagem!

 

A Prefeitura Municipal de Mucuri, marcada pela conquista da contratação de novos médicos que passam a integrar o quadro de profissionais para atuar nas unidades básicas da Estratégia Saúde da Família (ESF). Com as novas contratações a Atenção Básica de Mucuri atinge 100% de cobertura médica. Além da capacitação de profissionais, novas contratações e formação de equipes, as unidades passam a funcionar com o novo modelo de assistência, com equipes compostas por técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos de família e profissionais de saúde bucal.

 

A médica Sílvia Alvarez Rodrigues Alves atendendo na ESF 14

 

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento ao cidadão, caracterizada por um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos, enfim, a manutenção da saúde como a porta principal de acesso ao SUS. Motivo pelo qual é essencial que a administração pública disponha de uma equipe completa para bem atender ao paciente.

 

“Essa ampliação significa uma saúde mais organizada, próxima de casa, resolutiva, e as pessoas sentindo no curto, médio e longo prazo os efeitos de uma política de saúde construída para aproveitar melhor o recurso público e dar assistência de qualidade à população.

 

 

A conquista da capacidade máxima de médicos exclusivos nas ESFs de Mucuri, Itabatã e povoados só está sendo possível porque o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) é um gestor comprometido e aguerrido, que não mede esforços quando a questão é a saúde dos nossos munícipes, cobertura essa, que nos coloca atualmente na lista de um dos melhores indicadores da APS no extremo sul da Bahia”, disse o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim.

 

O secretário Fernando Jardim avalia que, com a cobertura de 100% na Atenção Básica, é preciso agora uma mudança de atitude por parte da população, que deve ter as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) como a maior referência para atendimento.

 

“Essa cultura de procurar o hospital existia porque a atenção primária não funcionava. Agora, estamos dando condição para que funcione. Agora as pessoas poderão resolver seus problemas próximo de suas casas, sem precisar se deslocar a Clínica Municipal Júlio de Oliveira Filho e ao Hospital São José, ou a unidades fora do município, isso traz conforto a população e desafoga as emergências das unidades hospitalares”.

 

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mucuri

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!