• 16 de janeiro de 2022 15:51

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Serviços de Saúde: Atenção básica atingiu 100% de cobertura médica em Mucuri.

ByLéo Feitosa

nov 25, 2021

 

A Prefeitura Municipal de Mucuri, marcada pela conquista da contratação de novos médicos que passam a integrar o quadro de profissionais para atuar nas unidades básicas da Estratégia Saúde da Família (ESF). Com as novas contratações a Atenção Básica de Mucuri atinge 100% de cobertura médica. Além da capacitação de profissionais, novas contratações e formação de equipes, as unidades passam a funcionar com o novo modelo de assistência, com equipes compostas por técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos de família e profissionais de saúde bucal.

 

A médica Sílvia Alvarez Rodrigues Alves atendendo na ESF 14

 

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento ao cidadão, caracterizada por um conjunto de ações em saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos, enfim, a manutenção da saúde como a porta principal de acesso ao SUS. Motivo pelo qual é essencial que a administração pública disponha de uma equipe completa para bem atender ao paciente.

Leia também!  Prefeitura de Mucuri realiza solenidade para entrega dos certificados aos artistas vencedores do concurso cultural Aldir Blanc.

 

“Essa ampliação significa uma saúde mais organizada, próxima de casa, resolutiva, e as pessoas sentindo no curto, médio e longo prazo os efeitos de uma política de saúde construída para aproveitar melhor o recurso público e dar assistência de qualidade à população.

 

 

A conquista da capacidade máxima de médicos exclusivos nas ESFs de Mucuri, Itabatã e povoados só está sendo possível porque o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) é um gestor comprometido e aguerrido, que não mede esforços quando a questão é a saúde dos nossos munícipes, cobertura essa, que nos coloca atualmente na lista de um dos melhores indicadores da APS no extremo sul da Bahia”, disse o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim.

 

Leia também!  "O Cara é mesmo massa!": Prefeito Robertinho antecipa salário de dezembro do funcionalismo público para aquecer a economia de Mucuri.

O secretário Fernando Jardim avalia que, com a cobertura de 100% na Atenção Básica, é preciso agora uma mudança de atitude por parte da população, que deve ter as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) como a maior referência para atendimento.

 

“Essa cultura de procurar o hospital existia porque a atenção primária não funcionava. Agora, estamos dando condição para que funcione. Agora as pessoas poderão resolver seus problemas próximo de suas casas, sem precisar se deslocar a Clínica Municipal Júlio de Oliveira Filho e ao Hospital São José, ou a unidades fora do município, isso traz conforto a população e desafoga as emergências das unidades hospitalares”.

 

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mucuri

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!