• 16 de janeiro de 2022 16:28

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

“Sem Legista!”: Em visita de Rui Costa a Itamaraju, Vereadores Bruno Barbosa e Tequinha reivindicam do governador, médicos legistas para o CRPT – Coordenação Regional de Polícia Técnica e retorno do Batalhão da Polícia Militar.

ByLéo Feitosa

dez 1, 2021

 

Em recente visita do governador Rui Costa ao extremo sul baiano, o vereador Bruno Barbosa com o também vereador Tequinha reivindicaram do mesmo, a vinda de pelo menos 4 médicos legistas para o CRPT – Coordenação Regional de Polícia Técnica e retorno do Batalhão da Policia Militar.

“Sem Legista”: Infelizmente o município de Teixeira de Freitas, que hoje é a oitava economia no estado da Bahia, com população estimada 164.290 mil habitantes, segundo o último senso do IBGE de 2021, não possuí um médico legista atuando na CRPT – Coordenação Regional de Polícia Técnica, na 8º COORPIN.

 

 

 

A falta de médicos legistas para atenderem a demanda de exames médicos legais e de necropsia oferecidos pelo Departamento de Polícia Técnica nos municípios de Teixeira de Freitas, tem trazido graves problemas, e transtornos para muitas famílias teixeirenses.

Por vezes essas famílias são obrigadas a verem seus entes queridos, serem enviados ao município de Itamaraju, para após passarem por um médico legistas, terem a oportunidade de enterrar seus mortos.

Pensando nisso o vereador Bruno Barbosa, e o também vereador “Tequinha”, aproveitaram a oportunidade da vinda do governador Rui Costa- PT-, ao município de Itamaraju-BA, ao assinar a ordem de serviço que autorizava a Secretaria de Infraestrutura, e assim dar início às obras de melhoramento e pavimentação da rodovia BA-284, para reivindicarem a referida demanda. 

Vereador Bruno Barbosa e Tequinha entregam ofício requerendo 4 médicos legistas para o CRPT.

Essa falta de médicos legistas para a realização das necropsias, resulta em demora na entrega do corpo para que os familiares realizem o sepultamento de seus entes queridos, causando um transtorno imenso tanto aos munícipes de Teixeira de Freitas, quanto aos munícipes de todos os 13 municípios, inclusive os de Itamaraju.

Leia também!  Após denúncia de morador, vereador Bruno Barbosa vai conferir de perto situação absurda de descaso e crime ambiental na área da "Biquinha!" Confira!

O último edital para concurso do Departamento de Polícia Técnica oferecido pelo Estado da Bahia foi no ano de 2014, não havendo perspectiva de quando teria outro concurso para ocupar as necessidades de peritos do nosso Estado.

Na ocasião, o Foverno do Estado da Bahia nomeou só ente 04 peritos médicos para a CRPT de Teixeira de Freitas, e nenhum médico para o Posto Avançado de Itamaraju.

 

 

 

Vereador Bruno Barbosa em conversa com o Senador Jaques Vagner

Em 2019 o perito médico, Dr. Victor Mendonça, pediu exoneração da CRPT de Teixeira e deixou uma vaga no Plantão, o que desde então tem dificultado muito para a Coordenação Regional suprir a falta desse profissional.

 

 

O que diz o ofício do vereador Bruno Barbosa entregue ao governador Rui Costa?

Ofício 354/2021 

Ao Exm° Senhor Rui Costa

Governador do Estado da Bahia

Assunto: Solicitação de médicos Legistas para atender a demanda do Município de Teixeira de Freitas/BA

            Exm°. Senhor Governador,

            O vereador Bruno Barbosa, no uso de suas atribuições legais, vem por meio deste, apresentar a situação que a CRPT – Coordenação Regional de Polícia Técnica enfrenta.

            A cidade possui uma população de, segundo o IBGE, aproximadamente 163 mil habitantes. Sendo, base regional econômica, turística, educacional, dentre outras atividades.

            Ocorre que, devido ao fluxo de pessoas, de várias partes do país, por diversos motivos, houve aumento na criminalidade. Fato corroborado pelos dados fornecidos pela Segurança Pública.

Leia também!  "O cara é massa!" Inédito: Prefeitura de Mucuri paga 13º salário a 100% dos servidores contratados.

            Entretanto, apesar de tal situação, não há MÉDICOS LEGISTAS que atendam a demanda do Município e das 13 cidades que compõe o território das Costa das Baleias.

            Vale ressaltar, que o atendimento, vem sendo realizado na cidade de Itamaraju que possui população de aproximadamente 65 mil habitantes.

            Os dados apresentados confirmam a necessidade de reestabelecer o atendimento neste Município em caráter de urgência. Ademais, os cidadãos merecem, de maneira ágil, organizar o funeral de seus entes. O que não tem ocorrido!

            Dada às circunstâncias solicito a Secretaria competente que disponibilize médicos legistas a CRPT, para que atenda as necessidades da cidade e de toda a região.

 Atenciosamente;

Bruno Barbosa
Vereador

“Não tem nem como fazer o velório, só vamos pegar o corpo dele e jogar terra e acabou, só isso e ninguém fala nada”, acrescentou emocionada a senhora Jaqueline.

Segundo a mãe de outro morto, o filho pode ser o que for, mas, é filho.

“Parece que eles não tem mãe, não tem filhos, não tem netos, estou desesperada. Eles levaram o corpo de meu filho desde ontem para Itamaraju, e até agora não trouxeram”. Segundo Daniel, morador de Ibirapuã, o corpo de seu pai veio de Ibirapuã há dois dias, e até agora não foi liberado.

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!