Compartilhem essa reportagem!

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu início às ações do “Novembro Azul”, focadas na saúde do homem com ênfase na detecção precoce do câncer de próstata.

Durante todo o mês, a Secretaria reforça a importância dos exames preventivos e dos cuidados rotineiros com a saúde masculina. Para a detecção precoce do câncer de próstata, é recomendado aos homens que têm casos na família busquem atendimento a partir dos 40 anos.

Os que não têm podem começar a fazer o exame a partir dos 50. O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, destaca outro incentivo para a população masculina, “temos as unidades de saúde prontamente para atender a todos, sempre que necessário!” Os homens também precisam cuidar da própria saúde e se prevenir não somente contra o câncer de próstata, como de outras doenças”.

As ações do “Novembro Azul” incluem também acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário.

O Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como exame de PSA, é um exame de sangue simples, realizado em laboratório que auxilia na detecção de alterações determinantes para o câncer prostático. O PSA é um dos primeiros exames solicitados quando o paciente apresenta sintomas do câncer ou quando o médico deseja pesquisar a existência da doença, mesmo sem a presença de sintomas.

Isso se justifica, pois o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso é essencial procurar o urologista e realizar exames preventivos periodicamente. Afinal, 90% dos casos são curáveis quando diagnosticados cedo. Além disso, descartado o câncer, o PSA ainda pode identificar outras doenças relacionadas à próstata, cujo tratamento é essencial e indispensável.

Ainda de acordo com o secretário de saúde, para essa campanha houve uma parceria entre a gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e o Laboratório São José para a disponibilização de forma gratuita do exame PSA, para os pacientes que realizarem o agendamento prévio nas unidades de saúde.

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!