• 17 de setembro de 2021 20:08

Receita Federal prorroga o prazo de regularização de empresários MEI-Microempreendedores Individuais.

ByLéo Feitosa

ago 31, 2021

 

A Receita Federal está prorrogando o prazo para regularização das dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEI) para 30 de setembro. Os débitos que estiverem em aberto no mês de outubro serão enviados à PGFN para inscrição em Dívida Ativa da União.

Contribuintes que possuam débitos da competência 2016 e que não tenham parcelado neste ano terão suas dívidas enviadas à Procuradoria. MEIs que possuam apenas dívidas de 2017 ou posteriores, ou tenham parcelado em 2021, não terão seus débitos enviados neste momento.

Leia também!  Medeiros Neto sedia o III Encontro Territorial de Secretários Municipais de Educação do Extremo Sul Bahia.

Os débitos da competência 2016 são declarados pela DASN (Declaração Anual do MEI) de 2017. É importante ressaltar que apesar de perder diversos benefícios tributários e direitos previdenciários, o MEI em dívida com a Receita Federal não tem o seu CNPJ cancelado.

Leia também!  "Vergonha": Abandonados pela gestão dos Belitardo, moradores do Bairro Vila Vargas vivem dia de "Rally Dakar".

Resumo:

  • MEI possui débitos de 2016: todos as dívidas serão enviadas à PGFN a partir de outubro;
  • MEI possui débitos de 2016, mas parcelou em 2021: dívidas não serão enviadas neste momento;
  • MEI possui somente débitos de 2017 ou posteriores: dívidas não serão enviadas neste momento.

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!