O projeto Social “Geladeira Solidária” apesar de não ser uma novidade enquanto iniciativa voltada para os mais carentes, é sem a menor sombra de dúvidas, um importante passo para tentar diminuir o sofrimento daqueles que por alguma fatalidade sócio-econômica, não tem condições de alimentar-se dignamente.

O projeto iniciou-se nos países da Europa, e representa muito para moradores de ruas, ambulantes e trabalhadores de baixa renda.
Para quem desenvolve este projeto é altamente gratificante saber que com ideias tão simples, é possível ajudar tantas pessoas.
“Um passo – pequeno, mas ainda assim muito significativo – em direção à conscientização do quanto de comida eventualmente desperdiçamos diariamente, e que poderia ser revertida para as pessoas que mais precisam de atenção e ajuda” relatou um comerciante que não quis se identificar.

No município de Teixeira de Freitas-BA, o projeto se deu pela iniciativa do grupo de casais da Igreja São José Operário-ECC- Encontro de Casais com Cristo– e contou com a parceria de alguns empresários e comerciantes locais.
O Cláucio Araújo, um dos precursores do projeto, contou a um portal de notícias local, que o grupo do ECC é composto por seis casais que têm como propósito:

Ser a favor da evangelização das famílias, tendo seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
Foi pensando nisso, que o grupo teve a iniciativa de criar um projeto que ajudasse as pessoas que necessitam de alimentos.
“Nosso propósito é ajudar os mais necessitados, um pai de família que precisa sustentar os filhos, um desempregado ou um morador de rua”.
Para os que podem compartilhar alimentos e preferem ficar no anonimato, basta deixar a comida na geladeira. A doação será retirada por alguém que também, muitas vezes, prefere não ser identificado. Para ajudar é preciso seguir algumas regras que estão estampadas na porta da geladeira.
- O que pode ser doado:
- Alimentos embalados e com data de validade.
- O que não pode ser doado:
- Alimentos vencidos, crus ou com embalagens abertas. Bebida alcoólica, carne crua, ovos, peixe ou comida estragada.
Por: Opinião Pública/ da Redação/