Home / DESTAQUES / Prisão de Bolsonaro surpreende roteiro político e antecipa tensão por promessa de convulsão social.

Prisão de Bolsonaro surpreende roteiro político e antecipa tensão por promessa de convulsão social.

 

O roteiro em torno do futuro do ex-presidente Jair Bolsonaro fugiu do esperado após a decretação da prisão preventiva na manhã deste sábado (22). Não era esperada.

 

No entanto, os eventos que antecederam a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), evidenciam a repetição de estratégias vistas na trama golpista e no desencadear dela, que justificam a prisão. E, em meio a tensão já pré-existente sobre o tema, voltamos a lidar com a projeção de convulsão social, especialmente por parte dos aliados de Bolsonaro.

 

A fuga de Alexandre Ramagem e a vigília convocada para a frente do condomínio em que o ex-presidente cumpria prisão domiciliar eram elementos fortes o suficiente para acender alertas à Polícia Federal. O rompimento da tornozeleira eletrônica foi a “cereja do bolo” para ensejar o pedido de prisão. Diante de todo o contexto, não basta que Bolsonaro seja inocente.

 

Ele e o entorno dele precisam se comportar como tal. Sob o risco de serem, automaticamente, tratados como suspeitos – o que implica reafirmar que o ex-presidente ainda não é culpado. Tanto que não houve antecipação do cumprimento da pena de 27 anos, mas a decretação da preventiva por risco iminente de fuga.

 

É certo que apoiadores de Bolsonaro o transformaram em vítima de perseguição, enquanto, na verdade, se ele se comporta como líder da coitadolândia. E, por muito pouco, com a vigília convocada por Flávio Bolsonaro, não se viu a cena do pai dele carregado nos braços dos aliados, para recriar a imagem carregada de semiótica que vimos em 2018, quando o então também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso no ABC Paulista. Não nos enganemos achando que a história não se repete.

 

Nesse caso, mudam-se somente os personagens para a construção das narrativas que importam para os envolvidos – e, frise-se não estou comparando os processos, apenas mostrando as similaridades estratégicas.

 

Com a prisão de Bolsonaro – ainda que preventiva -, é preciso esperar para ver se a promessa de convulsão social feita por bolsonaristas há de se cumprir. Todavia, não apostaria alto nessa perspectiva. Aos poucos, ao longo dos últimos meses, o ex-presidente se tornou bem menor do que era por conta das barbeiragens do entorno mais próximo (leia-se, principalmente, o filho Eduardo).

 

E, apesar de parte da população e quase toda a esquerda comemorarem, não é um grande dia. Afinal, temos mais uma figura relevante da história política do país indo cumprir pena em regime fechado. Nem tudo é oito ou oitenta.

Política/ Bahia Notícias

FAÇA PARTE DO NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM (CLIQUE AQUI)
Marcado:
Criado por Por Léo Feitosa

ENQUETE DE OPINIÃO PÚBLICA!

Faltando menos de um ano para as eleições de 2026, que definirão nossos deputados estaduais, federais, além de presidente da República, governadores e senadores, o cenário político brasileiro evidencia um crescimento constante da participação feminina.

 

Com base nesse movimento, o Portal Opinião Pública lança a seguinte enquete!

 

(ENQUETE): Opinião Pública! – Drª Penélope Belitardo, Cláudia Oliveira, Raissa Félix, Kátia Oliveira e Tatiane Ruas; Qual delas melhor representaria Teixeira de Freitas como deputada estadual na ALBA?

 

OBSERVAÇÃO: Base legal e regras para enquetes

 

A legislação brasileira diferencia enquetes de pesquisas eleitorais. De acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), artigo 33, apenas levantamentos com metodologia científica precisam ser registrados na Justiça Eleitoral.

 

Enquetes e sondagens, por sua vez, podem ser divulgadas desde que seja explicitado que não possuem caráter oficial.

 

A Resolução TSE nº 23.600/2019 reforça essa distinção, estabelecendo que enquetes não se enquadram como pesquisas eleitorais e, portanto, não necessitam de registro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCURI -BA
QR code do nosso INSTAGRAM associado , ou CLIQUE AQUI!

DESTAQUES