Primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) pela Prefeitura de Teixeira de Freitas foi emitido nesta sexta (07); conheça os benefícios para a agricultura familiar.

Nesta sexta-feira (07), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, emitiu o primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) pela secretaria.

Este é um documento gratuito que identifica e qualifica os produtores rurais, permitindo o acesso a políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O CAF substitui a antiga Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e é essencial para que agricultores familiares, silvicultores, extrativistas, aquicultores, maricultores, pescadores artesanais, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e empreendedores familiares rurais possam usufruir de benefícios governamentais.

A equipe da Secretaria de Agricultura passa por treinamento para que, em breve, sejam organizados mutirões para cadastrar produtores nos distritos e na zona rural teixeirense. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Baiano de Desenvolvimento Sócio Ambiental e Produtivo (ECOBAHIA) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), que auxiliam no processo de cadastramento e na divulgação das ações.

A expectativa é que, com a realização dos mutirões, um número significativo de produtores seja cadastrado, fortalecendo a agricultura familiar do Extremo Sul baiano e garantindo mais oportunidades para quem vive e sustenta a produção no campo.