Primeira praia avistada por Cabral é destino imperdível para feriadão da Semana Santa.

 

A Semana Santa já está no radar de quem busca opções para curtir o primeiro feriadão que surge no calendário depois do Carnaval.

 

E, se a ideia é encontrar aquele equilíbrio perfeito entre o descanso e o lazer, com direito a uma paisagem de tirar o fôlego, todos os caminhos levam a Cumuruxatiba, um distrito localizado no município baiano de Prado, é uma opção imperdível para um feriado que, este ano, coincide com datas carregadas de simbolismo.

 

 

No fim de semana em que se celebram a Sexta-Feira da Paixão e a Páscoa, respectivamente nos dias 18 e 20 de abril, também será o momento de reverenciar os primeiros habitantes daquela terra, protagonistas do Dia Nacional dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19.

 

Desde a origem do Brasil, o povo Pataxó tem presença predominante em Cumuruxatiba, cujo nome em língua nativa significa “diferença entre as marés (baixa e alta)” e foi formado a partir dos sons das águas ao bater nas falésias (“tiba”) e ao recuar (“xá”), em referência a um fenômeno típico da região, a chamada maré rasante. Na agenda de quem está de folga, os dias de descanso ainda ganham o reforço da segunda-feira, dia 21, dedicada à memória de Tiradentes. 

 

 

Embora não seja feriado, outra data tem importância histórica para a região. O dia 22 de abril marca a data em que a expedição capitaneada por Pedro Álvares Cabral avistou a Barra do Cahy, onde ancorou antes de seguir para Porto Seguro, em 1500. O local, que carrega o título oficial de primeira praia do Brasil, segue encantando visitantes de todo o mundo.

 

A paisagem paradisíaca ostenta um mar de águas claras, emoldurado por falésias e coqueirais, que se transformam em uma atração à parte no ponto de encontro com o Rio Cahy. Para quem gosta de curtir a natureza, é possível subir o rio boiando, na maré cheia, ou descer, na maré rasante. Da praia, ainda é possível avistar o icônico Monte Pascoal, enquanto se curte o clima de sossego típico desse pedaço especial do extremo Sul da Bahia. 

 

 

A Barra do Cahy fica a apenas 15 quilômetros de Cumuruxatiba, onde turistas encontram uma infraestrutura completa para uma estadia durante esse curioso “combo” de datas comemorativas. A vila oferece opções variadas para hospedagem, gastronomia e lazer, com um mix de empreendimentos que investirão em uma programação especial durante o feriadão, tendo a música como carro-chefe.

 

 

O distrito, que ainda guarda características da pacata vila de pescadores que o originou, também contará com atividades religiosas e culturais, garantindo uma oportunidade de imersão para quem quiser conhecer mais de perto as tradições da comunidade local.

 

SOBRE CUMURUXATIBA

 

 

Localizada no litoral sul da Bahia, Cumuruxaiba é um destino encantador ainda pouco explorado, perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Com praias de águas cristalinas, coqueirais a perder de vista e um clima rústico e acolhedor, a região oferece uma experiência autêntica para viajantes que desejam escapar do turismo convencional.

 

Além de relaxar à beira-mar e praticar esportes náuticos, quem visita Cumuruxatiba pode se divertir com uma programação cultural diversificada e experiências singulares como avistamento de baleias jubarte e etnovivências junto a comunidades dos povos originários.

 

Deslocamento: É possível chegar ao distrito combinando viagem aérea até Porto Seguro e, depois, um trecho terrestre. Outra possibilidade é fazer toda a viagem de carro ou de ônibus. Há ônibus que saem de Salvador, Belo Horizonte e Vitória cumprindo um itinerário até Itamaraju ou Prado, de onde seguem por mais uma hora até Cumuruxatiba. 

 

 

Deslocamento: É possível chegar ao distrito combinando viagem aérea até Porto Seguro e, depois, um trecho terrestre. Outra possibilidade é fazer toda a viagem de carro ou de ônibus. Há ônibus que saem de Salvador, Belo Horizonte e Vitória cumprindo um itinerário até Itamaraju ou Prado, de onde seguem por mais uma hora até Cumuruxatiba. 

 

Referencia:

 

Hospedagem: Pousada Aquarela (@pousadaaquarelacumuru), Pousada Sol de Verão (@pousadasoldeveraoba), Jardim Cumuru (@jardimcumuru), Chalés Villa Pier (@chalesvillapier), Pousada Ingá (pousada_inga_cumuruxatiba), Pousada Nossa Casa (nossacasa_cumuru).

 

Gastronomia e Cultura: Sr. Fumaça (@sr.fumacacumuru), Restaurante Ema (@emarestaurante), Restaurante Mama África (@mamaafricarestaurante), Vanilla Gelateria (@vanillaprado), Quintal de Cumuru (@quintaldecumuru), Barraca Porto Belo (@barracaportobelo), Urucum Restaurante e Coquetel Bar (@urucum.xatiba), Raízes Empório Café (@raizesemporiocafe), Casa de Minas (@casademinascumuru), Restaurante do Hermes (@restaurantedohermes), Hamburgueria 170 (@170cumuruxatiba).


Vale a pena conhecer: Loja de Pimentas, Licores e Temperos (@pimenteiradavila), Melin Casa e Jardim/ Deroci Arquitetura (@melincasaejardim)

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Daniela Castro