Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura entregará tratores e implementos agrícolas a comunidades rurais de Mucuri-BA.

ByLéo Feitosa

ago 4, 2021

 

O município de Mucuri acaba de conquistar junto a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, instituição pública vinculada a SDR.

 

A SDR- Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia, ganha novos implementos agrícolas para que sejam acoplados a dois tratores que acabam de ser reformados e serão entregues a duas regiões rurais do município, a comunidade da Jacutinga e a comunidade do Barro Vermelho.

 



Os tratores foram conquistados na gestão anterior, mas foram herdados sem condição de uso e a atual administração recuperou os dois veículos. Numa ação política do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (DEM) com o apoio do deputado estadual Carlos Robson Rodrigues da Silva, “Robinho” (PP), o município conseguiu na última segunda-feira (02) junto a CAR, os implementos agrícolas necessários, e hoje (04/08), os equipamentos chegaram à cidade de Mucuri.

 

Leia também!  Obras de pavimentação avançam pelo bairro Mirante do Rio; confira lista de ruas que ainda serão alcançadas.


“Os tratores foram devidamente recuperados e ganharam pneus novos, acoplados aos implementos agrícolas atenderão uma demanda antiga das comunidades da Jacutinga e do Barro Vermelho em apoio às cooperativas, associações e demais formas de organização dos produtores rurais.

 

Com a grade aradora de arrasto, vai possibilitar um melhor desempenho nas atividades dos produtores no campo, com terras aradas e gradeadas, auxiliando no aumento da capacidade de produção e contribuirão no sentido de uma prestação de serviço para uma agricultura familiar de excelência”, destacou o prefeito Robertinho.

 



Acrescentando que os equipamentos vão beneficiar mais diretamente as famílias inscritas no DAP – Declaração de Aptidão de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que a atual gestão tem priorizado no cadastro dos pequenos agricultores e, trata-se de um instrumento utilizado para identificar e qualificar as unidades familiares de produção agrária da agricultura e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto participa do 3º Encontro de Formação Continuada com dirigentes e equipes técnicas municipais de Educação.

Ou seja, o intuito do município de Mucuri é fornecer a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que identifica os agricultores familiares e assentados da reforma agrári a que podem solicitar crédito rural e acessar outros programas do governo como os de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).



Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mucuri

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!