Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura de Mucuri realiza mais 8 Cirurgias Endourológicas no Hospital São José de Itabatã.

ByLéo Feitosa

ago 2, 2022

Num feito inédito, o município de Mucuri alcançou – na avaliação do Ministério da Saúde – o topo do ranking, saltando da sétima posição para o primeiro lugar entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia no ranking do Previne Brasil, programa nacional que avalia o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS) oferecidos pelos municípios brasileiros.

Fruto de um esforço conjunto dos profissionais de saúde e da gestão municipal, esta conquista é muito valiosa.

Contudo, enquanto estes esforços surtem efeito positivos na Atenção Primária, em outra frente, o Governo Municipal, de forma robusta, também tem investido massivamente na oferta de serviços de média e alta complexidade, inclusive, optando pelo uso de equipamentos e aparelhos de alta tecnologia e equipes de médicos especialistas altamente gabaritados, objetivando assim, uma ampla e qualificada cobertura na oferta de serviços de Saúde para os mucurienses.

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José de Itabatã, realizou no último sábado (30/07), oito procedimentos de Ressecção Transuretral de Próstata (RTU). Desde novembro do ano passado, a Prefeitura de Mucuri investe na saúde do homem, realizando serviços cirúrgicos urológicos no Hospital São José de Itabatã.

Este procedimento urológico é apenas mais um dentre as várias cirurgias endourológicas, que visam garantir um atendimento especializado de qualidade para a saúde do homem, e a oferta destes serviços implantados tem duração permanente. A endourologia consiste em abordagens minimamente invasivas, e é hoje o “padrão ouro” no tratamento de várias patologias do trato urinário.

De acordo com o médico especialista Tarcísio Sanders Ronacher, cirurgião urologista -, estes serviços não são ofertados na nossa região pelo SUS e, na pactuação feita com a Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, o objetivo é atender, gratuitamente, a demanda do município com serviço de qualidade, o mesmo prestado em hospitais particulares, com duração permanente.

Leia também!  "Tombou": Chefe do tráfico de Caravelas é morto com vários tiros em Vila Velha - ES.
Em geral, o custo de uma intervenção cirúrgica de RTU de próstata numa clínica particular é de, aproximadamente, R$25 mil.

A pactuação de RTU’s de próstata inclui, também, outros procedimentos como vasectomia, postectomia ou circuncisão e biópsia prostática, tudo bancado com recursos próprios do município de Mucuri.

RTU da próstata

Também conhecida como raspagem de próstata, Tunelização de próstata, TURP, é uma operação comum para hiperplasia benigna de próstata (HBP) e os resultados são excelentes para uma grande porcentagem dos pacientes (80-90%).

A SBU – Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Vasectomia

A Vasectomia é um método contraceptivo definitivo através da ligadura dos canais deferentes no homem, tornando o homem estéril. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto. Sem necessidade de internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária e eletiva, sendo o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe, estando entre as opções mais seguras para o planejamento familiar.

Postectomia ou circuncisão

Postectomia ou circuncisão é o procedimento de remoção cirúrgica do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria dessas cirurgias é realizada até os 5 anos por motivos médicos.

Leia também!  Teixeira: Confira o calendário de vacinação contra Covid-19 de 15 a 19 de Agosto.

De acordo com o urologista Carlos Watanabe, a postectomia facilita a higienização, diminui a incidência de infecções urinárias e também previne infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a Aids e a contaminação pelo vírus HPV.

“Também há evidências de que pacientes circuncidados têm menor chance de desenvolverem câncer de pênis, e suas parceiras também apresentam menor probabilidade de apresentar câncer de colo no útero”, afirma o médico

Biópsia prostática

É um exame realizado por meio de ultrassom onde são retirados “pedacinhos” da próstata que são mandados para exame no microscópio. Pacientes com alteração no PSA e no toque devem ser submetidos à biópsia da próstata. Realizada com anestesia a biópsia da próstata é indolor e é feita em poucos minutos e não prejudica as atividades do paciente.

Serviço de qualidade

Segundo o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde em Mucuri, a oferta destes serviços de saúde de qualidade à população do município de Mucuri, atende às recomendações incessantes do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), e que estas ações em favor da saúde do homem devem ser constantes e permanentes.

“O prefeito Robertinho nos incumbiu de implantarmos estes serviços cirúrgicos urológicos que acontecem quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda na nossa regulação!”

“As vasectomias, postectomias, biópsias prostáticas e RTU’s de próstata, que o Governo Municipal está disponibilizando à população, gratuitamente e com profissionais de referência da região, demonstra o compromisso do prefeito em buscar fazer saúde de excelência!”, informou Jardim.

Fonte: ASCOM/ Mucuri/BA

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!