• 16 de janeiro de 2022 15:10

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura de Mucuri intensifica serviços de limpeza e desobstrução dos canais de vazão das águas pluviais.

ByLéo Feitosa

jan 12, 2022

 

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, trabalha intensamente na limpeza e desassoreamento de valas de drenagem por toda a cidade.

 

Um dos serviços preventivos mais significativos está sendo realizado no Conjunto Habitacional Brisas do Mar e que beneficia diretamente também o bairro 1º de Maio, com o trabalho preventivo contra possíveis alagamentos.

 

 

No 1º de Maio, na cidade de Mucuri, o bairro recebeu recentemente o mutirão de limpeza e em seguida as obras de aterramento das 13 vias públicas, tendo em vista que a área é arenosa, que o bairro é fruto de uma ocupação sobre uma região de manguezal e por isso as ruas eram úmidas e em épocas chuvosas ilhavam os moradores em suas casas e deixavam os moradores numa situação difícil, sem poder sair de casa ou tendo que enfrentar os alagamentos.

 

 

Os bairros Califórnia, Palmeiras e Beira Rio, na zona oeste da cidade de Mucuri, tiveram todas suas ruas requalificadas e novas vias foram reabertas com estrutura de aterramento e nivelamento. Além da limpeza de valas e canais visando facilitar o escoamento das águas pluviais, com obras de implantação de manilhamento e promovendo a abertura de novas ruas.

Leia também!  Seguem abertas inscrições para mais de 12 mil vagas para cursos técnicos de nível médio.

Atualmente entre os bairros 1º de Maio e Brisas do Mar, a frente de trabalho se utiliza de uma máquina escavadeira hidráulica. O diretor municipal da zeladoria urbana da cidade de Mucuri, Vomberto Alves de Souza, explica que o assoreamento é o processo que se observa no leito dos rios e canais o acúmulo de detritos, lixo, entulho, ou outros materiais.

No fundo dos riachos e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hídrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas, portando, o trabalho é preventivo contra alagamentos e busca diminuir os impactos causados pelas fortes chuvas, aumentando a vazão da água nas redes de drenagem e consequentemente sua capacidade.

Leia também!  Covid: Vacinas contra COVID indicadas para crianças menores de 12 anos chegam a Teixeira de Freitas, enviadas pela SESAB.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), lembra que a manutenção preventiva do Sistema de Drenagem Urbana de águas pluviais (canais a céu aberto) e cursos d’água do município de Mucuri com a melhoria dos serviços e as ações de educação ambiental visa minimizar a obstrução decorrente da ação natural e, especialmente da ação antropogênica irregular, reduzindo os riscos e danos ocasionados por inundações.

 

“Por isso, intensificamos os serviços de desobstrução para amenizar os impactos causados pelas chuvas, fazendo assim, estaremos dando um importante passo, que além de mantermos a cidade limpa, evitaremos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

 

Deste modo, pedimos o apoio da população para o descarte correto de materiais. Que não depositem entulhos em qualquer local, pois eles podem entupir bocas de lobo e causar o assoreamento dos rios, canais e valas”, destaca o prefeito Robertinho.

 

 

Assessoria de comunicação/ Prefeitura de Mucuri-BA

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!