• 2 de dezembro de 2021 04:48

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Prefeitura de Mucuri e EMBASA executam obras de extensão da rede de abastecimento de água dos bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico.

ByLéo Feitosa

out 20, 2021

 

 A Prefeitura Municipal de Mucuri em parceria com a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., estão concluindo as obras de extensão da rede de abastecimento de água até os bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico.

A EMBASA assumiu a produção e investimento do material em parceria com o município de Mucuri, que entrou com toda mão de obra, pessoal e mecânica para execução da rede que está levando água potável para a região da Vila da Suzano e Baía do Sol. As obras de encanação nos pontos beneficiados estão percorrendo todo o trecho da BA-001 no bairro Baía do Sol, até o bairro Jardim Atlântico, também conhecido por Vila da Suzano.

A Vila, onde também está sediado o Club Jardim Atlântico, utilizava a água de um próprio sistema do condomínio desde a época que foi construído na década de 80 e o sistema ficou obsoleto e precisará ser desativado. Daí surgiu a reivindicação da população junto ao prefeito municipal para que proporcionasse água tratada para os seus moradores, havendo, portanto, o estabelecimento da parceria da Prefeitura Municipal com a EMBASA para que o serviço fosse executado, beneficiando também o bairro Baía do Sol, aglomerado urbano entre a Vila da Suzano e o bairro Por do Sol, de onde partiu as obras de encanação da água.

O gerente regional da EMBASA, Damiraldo Silveira Silva lembra que no último 15 de julho, a EMBASA e a Prefeitura Municipal de Mucuri inauguraram as obras de extensão da rede distribuidora de água do bairro Caribe II, no distrito de Itabatã, onde foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade.

 

Agora está sendo implantada a extensão da rede distribuidora de água dos bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico na cidade de Mucuri com as devidas ligações domiciliares realizadas, que além da indução econômica gerada, atende e fomenta uma política essencial à saúde e qualidade de vida da população. 

Leia também!  Ômicron: quais países já confirmaram a nova variante do coronavírus?

Segundo Vomberto Alves de Souza, diretor municipal da zeladoria urbana da cidade de Mucuri, as obras estão acontecendo dentro do cronograma esperado e finalmente os moradores poderão usufruir de uma água tratada, potável e adequada, beneficiando 50 famílias no bairro Baía do Sol e mais 250 famílias no Condomínio Jardim Atlântico, uma obra com 1.300 metros de extensão.


 

Para o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, isso mostra o quando a gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (DEM) está empenhado em trazer melhorias e qualidade de vida para os munícipes.

“O prefeito “Robertinho” tem se preocupado com a qualidade de vida dos mucurienses, e levar água limpa para essa região é algo a se comemorar. É direito sendo resguardado, em condições mais dignas, melhorando também a saúde das pessoas”, acrescentou o secretário Victor Augusto.


O gerente local da EMBASA em Mucuri, Rafael Fernandes Miguel explica que é importante ter a manifestação da Prefeitura Municipal em proporcionar parcerias adequadas para a realização de obras dessa natureza. Rafael Miguel informou que após a conclusão das obras de encanação nesta quinta-feira (21/10), começarão a instalação dos hidrômetros nas residências, sendo que no Jardim Atlântico haverá um prazo de carência estabelecido enquanto se faz um trabalho de conscientização junto aos moradores sobre as novas regras em relação a água da EMBASA até a população começar a receber o boleto mensal de consumo.


 


“Esse sistema de água que está sendo implantado para os bairros Baía do Sol e Jardim Atlântico é uma característica aliada à proposta e a execução dos investimentos da EMBASA em Mucuri, que tornam o abastecimento um setor estratégico para o governo municipal, que atingirá após as ligações dessa obra, quase 100% de cobertura na cidade, o que melhora também a qualidade de vida desses novos usuários da EMBASA e impacta especialmente em vários fatores, como na saúde pública”, destacou Rafael Miguel.


 
O gerente regional da EMBASA Damiraldo Silveira lembrou também que atualmente a EMBASA em parceria com o município de Mucuri, está executando uma grande obra, que trata-se da rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã, na ordem de R$ 2,1 milhões, cujo escopo primário, frente a 1ª leva dos serviços, correlacionados a Bacia F, está beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas, das 15 vias públicas do bairro. E que um aditivo viabilizado pelo prefeito Robertinho junto a EMBASA de mais 25% está sendo possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, que irá be neficiar mais 230 famílias em 8 ruas.
 
Damiraldo Silveira lembra ainda que já está em fase de conclusão os projetos, também para execução das obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha.

Leia também!  Adriano Souza comemora os 04 anos de criação do Consaúde e implantação da Policlínica Regional: O evento contou com a presença de Silvio Ramalho (presidente Consaúde) e Manrick Teixeira (presidente do Consórcio Construir.)

Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passam dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco do saneamento.


Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mucuri

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!