Compartilhem essa reportagem!

 

A Prefeitura Municipal de Mucuri e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento inauguraram na manhã desta quinta-feira (15/07), as obras de extensão de rede distribuidora de água localizada no bairro Caribe II, no distrito de Itabatã.

As obras do sistema de água do bairro Caribe-II iniciaram no último dia 2 de fevereiro e foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade.

O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, informou que a rede contemplou todo bairro Caribe-II, de onde foi feita a ligação até a rede que vem do reservatório que passou trazer a água até as casas dos moradores com as devidas ligações domiciliares realizadas, que além da indução econômica gerada, atende e fomenta uma política essencial à saúde e qualidade de vida da população.

“Tão logo a gestão municipal atual assumiu, estreitamos os laços com esse governo e estamos trabalhando a todo vapor para finalizarmos todas as obras previstas no mais curto prazo de tempo possível. O sistema de água do Caribe-II é uma característica aliada à proposta de novos investimentos da EMBASA no município de Mucuri que tornam o saneamento um setor estratégico para o governo municipal”, enfatizou o gerente regional Severino Neto.

O prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), disse que a obra garante o acesso à água potável e melhora a qualidade dos habitantes do bairro Caribe-II, que a partir de agora contam com água canalizada e tratada em suas casas. Para Robertinho, a água é essencial para a vida humana e será uma das prioridades do seu governo, porque trabalhará nestes quatro anos para continuar levando água limpa e condições mais dignas para os bairros e comunidades rurais, o que além de melhorar a qualidade de vida, melhora a saúde das pessoas.

Na cerimônia de inauguração do sistema de água, se contou ainda com a presença do secretário Municipal de Obras, Victor Augusto e outros secretários municipais; do gerente local da EMBASA em Itabatã, Moabe Alves e do gerente local da EMBASA em Mucuri, Rafael Miguel; estiveram presentes também, Robson de Jesus, gerente da Divisão de Esgotamento Sanitário da Regional da EMBASA e Sidréia Oliveira da gerência de Contratualização da Unidade Regional da EMBASA.

Aguardada há vários anos no bairro Caribe-II em Itabatã, a rede de abastecimento e tratamento de água está sendo comemorada pelos moradores. A moradora Gildete Cruz Oliveira, 68 anos, da Rua Oito, falou que a obra enche os seus habitantes de alegria, porque a chegada da água tratada nas torneiras, melhora a qualidade de vida dos moradores. “Antes, quem tinha condições comprava água, quem não tinha, precisava fazer o tratamento manual da água que pegava direto do rio ou dos poços.

A concretização dessa obra veio para melhorar e muito a vida de quem vive aqui. Estamos muito felizes com a iniciativa da Prefeitura e da EMBASA”, disse a moradora a Dona Gildete.

Esgotamento Sanitário do Cidade Nova

Oportunidade que o prefeito Robertinho notabilizou com a EMBASA o aditivo de investimentos em contrato anteriormente celebrados. A partir deste aditivo será possível ampliar a área de intervenção em obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, também para o Cidade Nova-II, no distrito de Itabatã, que irá beneficiar mais 230 famílias.

As atuais obras em execução da rede de esgotamento sanitário do Cidade Nova, em Itabatã, foram lançadas na quarta-feira, do último dia 26 de maio, cujo escopo primário, frente a 1ª leva dos servi&c cedil;os, correlacionados a Bacia F, está beneficiando diretamente 426 famílias ou o mesmo que 1.704 pessoas, das 15 vias públicas do bairro.

O gerente regional da EMBASA, o engenheiro Severino Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Isso reflete positivamente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. Os investimentos na obra são da ordem de R$ 2,1 milhões.

Com a ampliação da rede de esgoto também para o bairro vizinho do Cidade Nova-II, serão mais, exatas 230 residências beneficiadas em 8 ruas, acrescendo mais 25% do valor.

O prefeito Robertinho destacou que com a ampliação da rede, serão 656 famílias contempladas, que totaliza um público estimado em 2.585 pessoas beneficiadas diretamente e, que pretende continuar buscando recursos para o setor de abastecimento de água e também de esgotamento sanitário, por assim entender, que o saneamento é um importante vetor de desenvolvimento que impulsiona a economia do município, além de gerar centenas ou milhares de empregos.

“Os impactos econômicos são sentidos em áreas como turismo, construção civil e, especialmente, a desoneração de curto, médio e longo prazo na saúde pública, uma vez que aumenta a salubridade das ha bitações e evita a proliferação de doenças, garantindo também a preservação do meio ambiente”, salientou o prefeito Robertinho.

Novas obras anunciadas

Além do aditivo para ampliar a rede de esgotamento sanitário do bairro Cidade Nova, foi anunciado também os serviços de ampliação das redes coletoras e a implantação de novas ligações no distrito de Itabatã. A EMBASA deverá adiantar a conclusão dos projetos e orçamentos para viabilizar os processos licitatórios para realização da obra de melhoria na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Mucuri com previsão para o início das obras no primeiro semestre de 2022.

Foram anunciadas também as obras de extensão da rede de água do bairro São José Operário e a montagem do poço reserva no distrito de Itabatã, bem como a montagem e perfuração de novo poço para a localidade do distrito de Taquarinha.

Além da implantação do sistema de água do bairro Nova Era e a viabilização do projeto para a rede de esgotamento sanitário do bairro Triângulo Leal. Com o novo aditivo, o compromisso da EMBASA de investimentos no município de Mucuri, passa dos 62 milhões previstos, para 97 milhões de investimentos até 2033, quando se atinge o marco do saneamento.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Mucuri

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!