• 4 de outubro de 2022 21:16

Prefeitura de Medeiros Neto realiza curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador para a Atenção Básica e Especializada.

ByLéo Feitosa

set 16, 2022

 

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através Coordenações municipais de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde do Trabalhador, e o Cerest Regional realizaram um Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador para a Atenção Básica e Especializada na manhã desta quarta-feira (14).

 

 

A capacitação contou com a presença da secretária de Saúde, Júnia Garcia, as Coordenadoras municipais de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde do Trabalhador, representantes da Secretaria Estadual de Saúde por meio Núcleo Regional de Saúde – NRS, entre outras autoridades.

 

 

O curso visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos à saúde e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto entrega revitalização da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

 

Para isso, é necessário trabalhar com instrumentos fundamentais na produção de informações (legislações e as fichas de notificação) sobre os agravos em Saúde do Trabalhador por meio da integralidade e da intersetorialidade das redes de atenção à saúde.

 

 

A secretária de Saúde, Júnia Garcia, detalhou que o trabalhador, ao logo dos anos, vem conquistando espaços e direitos e, desde 1980 até os dias atuais, vêm ocorrendo mudanças nas políticas públicas de saúde do trabalhador.

 

 

“O evento superou as expectativas. Nós realizamos uma discussão sobre os conceitos de vigilância em saúde do trabalhador, atualização sobre a legislação vigente, desenvolvimento de metodologias de investigação/intervenção, proporcionar conhecimento sobre o funcionamento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN visando instrumentalizar o treinando a utilizar na sua prática diária o referencial epidemiológico na análise da situação de saúde e no planejamento de ações”, finaliza a secretária.

 

Leia também!  Jornalista Athylla Borborema é homenageado em Brasília com Medalha do Bicentenário do Brasil.

A Prefeitura de Medeiros Neto por meio da Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de prevenção a acidentes de trabalho e promoção de Saúde junto aos trabalhadores do município. O serviço foi reestruturado a fim de promover a redução de casos de acidentes, aumentar a notificação dos casos por parte das Unidades de Saúde e conscientizar a população a adotar hábitos saudáveis e uma rotina de acompanhamento médico.

 

Prefeitura Municipal de Medeiros Neto
Nossa gente em primeiro lugar

ASCOM/PMN

Por: Opinião Pública

Faça aqui seu comentário!