• 16 de janeiro de 2022 16:06

Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Portal acusa Sec. de Saúde de criar Fake-News sobre Corona-Vírus, pra tirar foco dos áudios onde Temoteo Brito fala a paciente no HMTF; “Meta seu voto onde você quiser”.

ByLéo Feitosa

mar 1, 2020

 

Logo após Nota Oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas-BA, informando que o caso suspeito de Corona-Vírus registrado na UPA-24 Horas, após coleta de material da paciente para exames laboratórias, ter dado NEGATIVO PARA COVID-19 (CORONA-VÍRUS), e positivo para influenza B (gripe comum)o Portal SBN, do jornalista Luscivanio Lopes, publicou matéria afirmando que o Secretário Municipal de Saúde, o Advogado Dr. Herbert Chagas, teria utilizado o caso do COVID-19, como “cortina de fumaça”, para tirar a atenção dos teixeirenses aos recentes áudios do prefeito Temoteo Brito, em visita ao HMTF-Hospital Municipal- onde o gestor manda uma paciente internada naquela unidade hospitalar “Meter seu voto onde você quiser!” ““Eu não estou pedindo voto a você!”.

Acompanhe a matéria!

 

Secretário de Saúde após o episódio da fala do prefeito, distribuiu nota sobre a suspeita de coronavirus em Teixeira

O secretário de Saúde Herbert Chagas, após distribuir nota de esclarecimento sobre a gravação do prefeito respondendo a uma paciente sobre a falta de materiais hospitalares no Hospital Municipal de Teixeira, aonde a voz do prefeito aparece dizendo: 

“Eu não estou pedindo voto a você, não. Meta seu voto onde você quiser”. Diante do episódio que viralizou nas redes sociais e ganhou a imprensa nacional e da Bahia,  a Secretaria de Saúde emitiu uma nota informando sobre a possibilidade de uma paciente internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estar contaminada com o Coronavírus.

Veja nota:
SECRETARIA DE SAÚDE DE TEIXEIRA DE FREITAS

28.02.2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, informa que nesta sexta-feira (28/02/2020), a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), admitiu uma paciente com sintomas respiratórios e histórico de viagem recente à Itália, zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19.  
A  mulher, de 24 anos, permanece em isolamento de precaução, desde seu atendimento na emergência. Na noite desta sexta-feira, foi feita a coleta de material para exames. A Secretaria aguarda o resultado. A paciente em questão, encontra-se estável.
A vigilância epidemiológica está monitorando os contatos dos pacientes e adotando as medidas de precaução cabíveis até que o diagnóstico seja definido.
O LACEN-BA é um dos três únicos laboratórios públicos estaduais que vem disponibilizando um teste rápido PCR multiplex que identifica 21 tipos de vírus respiratórios em um período inferior a duas horas.

Além de ter divulgado esta nota em todos meios de comunicação o Secretário distribuiu vídeos e material prevenindo sobre as prevenções e cuidados que a população deve ter.

Leia também!  Prefeitura de Mucuri ofertou mais 107 atendimentos regulares oftalmológicos à população da Sede e Itabatã.

Questionado por atitude, o Secretário afirmou que estava seguindo a orientação do Ministério da Saúde: “A Divulgação é protocolo do Ministério da Saúde – Alerta para a população se precaver”.

Entretanto nas redes sociais começaram a circular notas de que a atitude do Secretário era no sentido de tirar o foco do Áudio do Prefeito, conforme nota abaixo:

Suposto caso de coronavírus (suspeita), registrado na UPA, anunciado pela Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, na verdade teria sido uma jogada de marketing do setor de comunicação de Timóteo Brito para tirar o foco do ABSURDO ÁUDIO, onde o prefeito manda uma senhora internada no HMTF enfiar o voto dela naquele lugar.
A armação foi revelada por um membro da comunicação do próprio prefeito Timóteo Brito em um grupo fechado de WhatsApp.
Verdade ou não, parece que a estratégia funcionou, haja vista que não se fala de outra coisa na cidade.

Depois disso, o secretário divulgou fotos de coletas de material para enviar pra Salvador e divulgou com o texto:

Leia também!  A Prefeitura de Medeiros Neto em parceria com a Cruz Vermelha Nacional oferta cursos de capacitação aos profissionais que estão atuando na linha de frente no atendimento às vítimas das inundações.

 

Momento em que a Equipe da Secretaria de Saúde coletava a amostra para encaminhar para o Laboratório em Salvador. Ainda hoje teremos o resultado! Estamos na esperança de que seja apenas uma simples virose na paciente! Deus no comando!

O fato é que a gravação com a fala do prefeito tomou conta da cidade e da imprensa baiana, ao ponto de ter saído nos sites de maior acesso da Bahia, como o Bahia Noticias, Bocão News, e o Bahia.ba.

O episódio levou a um desgaste muito grande do prefeito, que reagiu de forma desequilibrada a um questionamento sobre a falta de material hospitalar, que tem sido cobrado há muito tempo pelos médicos e pacientes.

Mesmo que seja verdadeira a suspeita do coronavírus, não seria isso que iria anular o efeito negativo sobre o comportamento do prefeito, que precisa repensar suas atitudes no trato com a população teixeirense, que vive hoje com medo das suas reações de um coronel truculento e prepotente.

No encerramento desta matéria recebemos uma comunicação oficial da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia afirmando que recebeu o material pra ser examinado e o resultado será apresentado até domingo (01/03/2020).

 

Fonte: PORTAL SBN | COM INFORMAÇÕES de DILVAN COELHO/

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação/

Faça aqui seu comentário!