Compartilhem essa reportagem!

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 23 de novembro, no Estado da Bahia e outros 23 Estados e no Distrito Federal, a “Operação Harpia”.

Foram cumpridos simultaneamente vários mandados de prisões e de busca e apreensão, o que culminou na prisão em flagrante de vários investigados durante as diligências de cumprimento das Ordens Judiciais, expedidas pelas Comarcas da Justiça Federal de cada região onde ocorreu a Operação.

Na cidade de Teixeira de Freitas, um homem que não teve a sua identidade divulgada, foi preso por Policiais Federais da delegacia regional de Porto Seguro, no qual, o mesmo foi conduzido para a Sede da 8ª COORPIN, onde ficou custodiado provisoriamente até a realização do exame de corpo delito, no Departamento de Polícia Técnica (DPT), que após o a emissão do laudo médico, o mesmo foi conduzido pelos Agentes Federais, para a delegacia de Porto Seguro, onde o mesmo será ouvido, e encaminhado para uma unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça Federal.

OPERAÇÂO HARPIA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23/11, a Operação Harpia, ocasião em que foram cumpridos, simultaneamente, mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal.

A ação está a cargo da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil – CCASI/CGCIBER/DCIBER/Polícia Federal. A operação nacional almeja a prisão de ofensores sexuais de crianças e o resgate de vítimas, gerando um maior impacto social e consequente atenção para a ocorrência desse tipo de delito.

O trabalho policial é fruto de investigação iniciada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde foi realizada a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line. Foram produzidos os relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento das medidas cautelares no âmbito de uma operação em todo o Brasil.

Além dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas prisões em decorrência da ação. Em tese, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável.

Durante a ação da Polícia Federal nesta data, até as 14h00, foram cumpridos 81 mandados no todo, sendo cumpridos 05 mandados de prisão preventiva, um desse em Teixeira de Freitas; e 76 mandados de buscas e apreensões, o que culminou na prisão em flagrante de 33 suspeitos, que serão investigados. A Harpia é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora, relacionando-se com o objetivo da operação.

Fonte e Fotos SECOM/ Polícia Federal –
Clique aqui para entrar em contato!