Compartilhem essa reportagem!

 

Simplesmente viralizou nas redes sociais na última quarta-feira, dia 13 de maio, um vídeo gravado por um cinegrafista amador, que mostram imagens do que seria a prova matéria de um suposto crime ambiental.

Nas imagens o caminhão do “Limpa-Fossa”, que segundo informações pertenceria a frota de veículos de uma empresa contratada pela PTMF (informação que está sendo averiguada ainda), e a serviço da Secretaria de Infraestrutura, despeja resíduos (dejetos, fezes humana) em uma área aberta próxima a uma plantação de eucalipto, localizada nas imediações do povoado de Santo Antônio, pertencente ao município de Teixeira de Freitas-BA.

O cinegrafista grava toda a operação do caminhão “Limpa-Fossa”, e ao se aproximar do funcionário e questiona-lo acerca, se o mesmo estaria de fato jogando os dejetos ali mesmo, o operador de máquina simplesmente manda que o cinegrafista procure o “vereador” (Joris Bento), pois a ação ali realizada estaria sob seu “comando” 

O vereador ao qual se refere o funcionário seria Joris de Gel Lopes, que naquela ocasião estava executando algumas ações dentro do povoado, onde em áudio postado em um grupo de WhatsApp, o mesmo afirma que está no povoado junto com a administração pública, executando algumas ações de limpeza de ruas, estradas e obras de infraestrutura.

A preservação ambiental deveria ser a preocupação básica de qualquer administração pública, e deve estar presente em qualquer atividade, em especial no manejo dos dejetos e rejeitos.

Quando não existe um sistema de esgotamento sanitário, ou se não for possível realiza-lo, há a necessidade de tratar os dejetos adequadamente, de maneira que não ofereçam riscos de poluição ou contaminação do meio ambiente.

Como o povoado de Santo Antonio não possui ainda uma rede de esgotamento sanitário, é preciso estabelecer um projeto de coleta, armazenagem, tratamento, transporte e disposição dos dejetos de acordo com todas as normas e regras sanitárias.

 

Polêmica: Vídeo mostra “Caminhão Limpa-Fossa” jogando dejetos em área aberta; segundo funcionário ação foi à mando do vereador Joris Bento.

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!