• 4 de outubro de 2022 19:43

“Parabéns Samu!”: Há 12 anos atuando no atendimento pré-hospitalar de Teixeira de Freitas, SAMU auxilia vítimas de casos graves no menor tempo possível!

ByLéo Feitosa

set 15, 2022

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Teixeira de Freitas, que completou 12 anos de implantação nesta quinta-feira (15), atua no atendimento pré-hospitalar, visando chegar precocemente às vítimas de alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa ocasionar sofrimento, sequelas, ou até mesmo o óbito.

O trabalho é realizado com duas unidades, sendo uma de suporte de vida avançada (USA) e outra de suporte de vida básica (USB). De atendimento totalmente gratuito, o contato com o serviço pode ser realizado através do número 192 e pelo 3291-1551 quando houver necessidade. 

“O solicitante entra em contato primeiramente com o técnico auxiliar de regulação médica (TARM), fornecendo dados da sua localização atual e do paciente. Posteriormente, ocorre a transferência da demanda ao médico regulador responsável em realizar a triagem e encaminhar à unidade ou orientando quando necessário”, explicou Tallisson Oliveira Muniz, coordenador regional do SAMU 192.

O aparelho de saúde em questão se localiza ao fundo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), visando uma localização estratégica de proximidade com o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), a  UPA e, futuramente, a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto realiza 2º Passeio Ciclístico em Defesa da Vida.

Desde o ano de 2021, foi realizada a manutenção da frota para a efetivação de operações seguras aos profissionais, e treinamentos especializados para aprimorar a capacidade técnica da equipe.

“Por ser o primeiro atendimento oferecido, o SAMU é de extrema importância para população: sendo realizado rapidamente, pode salvar uma vida!”

Ele já se inicia pelo telefone, através do médico regulador; até a chegada da ambulância, quando o paciente já recebe as medicações e medidas necessárias para ser conduzido ao hospital no menor tempo possível”, conclui Tallisson.

INSTAGRAM Oficial do Prefeito Marcelo Belitardo >>> https://instagram.com/drmarcelobelitardo?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fonte: ASCOM/ PMTF

Leia também!  Medeiros Neto: Prefeitura inicia construção de praça no povoado de Nova Zelândia.

Por: Opinião Pública

Faça aqui seu comentário!