

Antes eu gostaria de avisar que o título dessa matéria é um trocadilho, e contem ironia! Sabe como é né? Vai que o novo “coroné, carcarazin”, resolva como de costume, ameaçar este portal, acusando-o de Fake News! Dito isto, vamos ao repórter trapalhão!
Na última quarta-feira, dia 17 de setembro de 2025, o repórter Jotta Mendes, que segundo o site Liberdade News, possui “histórico de disseminação de FAKE-NEWS, movimentou as redes sociais.
Jotta Mendes que até então é funcionário da Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas, no setor de comunicação, noticiou que a Justiça Eleitoral teria cassado os vereadores Jonatas dos Santos e Vanderlei da Social, ambos do partido MDB.
O jornalista teria se baseado no processo que tramita na Justiça Eleitoral do Estado da Bahia, sob registrado sob o número 0600067-28.2025.6.05.0183, e que em seu último despacho determinou que o diretório municipal do partido, fizesse a imediata prestação de contas, referente ao exercício fiscal de 2024, ano das últimas eleições municipais.
Na decisão a justiça determinou por meio do despacho assinado pelo juiz eleitoral Raimundo Saraiva, em 8 de julho de 2025, a Justiça que:
1. Notificação do presidente e tesoureiro do diretório municipal para regularizar a situação em 3 dias;
2. Suspensão imediata dos repasses do Fundo Partidário em caso de descumprimento;
3. Audiência do Ministério Público Eleitoral para análise do caso;
4. Aplicação de sanções administrativas ao partido, se necessário.
Mas de onde Jotta Mendes tirou a informação que a Justiça Eleitoral tinha cassado os referidos vereadores do MDB?
Certamente das vozes na cabeça, haja vista que o referido processo não implica em cassação de mandatos de qualquer dos filiados do MDB nas últimas eleições municipais. No entanto….
Algo de errado não esta certo!
Com base em uma busca preliminar na prestação de contas feita as pressas pelo diretório municipal do MDB, dentro do site oficial da Justiça Eleitoral (CLIQUE AQUI E CONFIRA),não houve qualquer movimentação financeira de 01/01/2025 a 31/12/2024.
Isso é no mínimo estranho, haja vista que a campanha majoritária do MDB em Teixeira de Freitas, teve status de “Campanha Milionária”, com suspeitas de abuso de poder econômico, em virtude das denúncias de distribuição de pix, gasolina no comitê central do partido, mega estruturas, plotagens de veículos dentre outas coisas, que sabemos são pagas com verbas de partido.
Cadê os gastos de campanha de 2024?
O atual presidente do MDB o vereador Jonatas dos Santos, ao ser notificado pela Justiça Eleitoral de imediato providenciou a realização de uma prestação de contas realizadas as pressas. No entanto cabe a Justiça Eleitoral analisar, os documentos, extratos e recibos de decidir, se os números batem ou não.
Se os números não baterem, pode haver cassação?
Não! De forma alguma eventuais irregularidades na prestação de contas do MDB, são passiveis de cassação de mandatos. No então a sigla pode ser penalizada dentre outras coisas em:
- a) a imediata suspensão do repasse de quotas do Fundo Partidário para o órgão municipal, nos termos do artigo 30, III, da Resolução TSE nº 23.604/2019, caso esteja recebendo as quotas, realizando-se as comunicações necessárias e os devidos registros no sistema SICO, utilizando como data aquela correspondente ao término do prazo da notificação para apresentar as contas;
- b) a juntada dos extratos bancários que tenham sido enviados para a Justiça Eleitoral e a colheita e a certificação no processo das informações obtidas nos outros órgãos da Justiça Eleitoral sobre a eventual emissão de recibos de doação e registros de repasse ou distribuição de recursos do Fundo Partidário;
- c) a oitiva do MPE, no prazo de cinco dias após a juntada das informações de que tratam os itens “b” e “c” desse despacho;
- d) a abertura de vista aos interessados, mediante publicação de edital para ciência pública no DJE, para se manifestarem sobre as informações e os documentos apresentados no processo, no prazo de três dias;
- e) finalmente, conclusos.
Dessa forma fica apenas a vergonha alheia que o repórter Jotta Mendes passou no debito e crédito, ao sozinho com base nas vozes na sua cabeça, cassar tanto Jonatas dos Santos, quanto Vanderlei da Social.
A pergunta que fica é? Será que depois dessa “Bola Fora”, Jotta Mendes ainda está trabalhando na comunicação da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas? Esperamos que sim! Afinal errar é humano!
DA REDAÇÃO
