Compartilhem essa reportagem!

 

No comando da pasta em Teixeira de Freitas-BA, há cerca de 60 dias, o secretário municipal de Saúde, o Sr. Danilo Fernandes Ricardo, comemorou no último final de semana mais uma transferência aérea de paciente do SUS através do Sistema de Regulação e Urgência (Surem).

Em sua publicação nas redes sociais, em especial por meio de mensagens para amigos e colaboradores, o secretário escreveu:

 

 

“Hoje já teve mais uma transferência aérea, isso é rotina. O Surem funciona muito bem!”

 

“Mérito do SUS, reconheça a eficiência só sistema único de saúde!”

“No SUS acontecem coisas boas, vamos divulgar!”

 

 

O SUREM é um sistema próprio da Central de Regulação, que passou a substituir o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) do Ministério da Saúde. O sistema conta com ferramentas que promovem um maior monitoramento e uma melhor avaliação das regulações realizada entre os municípios e o estado.

A transferência aérea realizada nesse último final de semana por exemplo, foi de uma gestante (puérpera) que se encontrava internada na UMMI – Unidade Municipal Materno Infantil, do nosso município, e que apresentava um quadro (DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GRAVIDEZ (DHEG).

 

 

Segundo a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Municipal Materno Infantil tem recebido casos graves que inspira cuidados em centros de tratamentos especializados e para isso busca encaminhar esses pacientes para unidades que possam oferecer o suporte necessário para os seus tratamento.

Com base nas informações, o SUREM contribuí para redução do tempo de espera para que os pacientes sejam internados ou realizem procedimentos médicos como exames e cirurgias, ou que necessitem de vagas de UTIs, não ofertadas em seu município de origem, disponibilizando para isso, até mesmo transferência aérea dos pacientes.

Segundo o secretário Danilo Fernandes, foi também uma dessas vagas disponibilizada pelo SUREM, que possibilitou a transferência do pequeno Gustavo Silva Campos, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana-BA, dentre outros pacientes.

O município de Teixeira de Freitas é hoje credenciado ao SUREM, e como dito pelo secretário, a transferência de pacientes do SUS, por meio de transporte aéreo se tornou rotina, em virtude de uma maior interação, entre o município, e as demais unidades de saúde pública credenciadas no estado.

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!