Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Novos Rumos? Eles podem decidir as eleições em 2020?

ByLéo Feitosa

mar 4, 2019

Nos últimos tempos o município de Teixeira de Freitas tem vivido o fenômeno da aversão à classe política. Na verdade, não apenas os cidadãos teixeirenses, mas os moradores dos demais 13 municípios da região sul e extremo sul, estão demonstrando essa aversão à “Velha Política”, e apontando para o rumo da “Mudança”

Em todo o mundo, eleições têm sido ganhas por candidatos que até recentemente não eram políticos-natos, ou pelo menos não são parte integrante da velha política, mas que possuem em suas bases o discurso do NOVO.

A prova viva disso, é a própria vitória do atual presidente da república Jair Messias Bolsonaro. No Brasil, com a maior crise econômica da História e infindáveis escândalos de corrupção, a confiança nos políticos é a mais baixa entre todos os 137 países pesquisados pelo Fórum Econômico Mundial.

Tudo isso sugere que a renovação nas próximas eleições, deverá ser grande, tanto no poder executivo, quanto no legislativo em diversos municípios brasileiros. Teixeira de Freitas por exemplo aponta para uma radical mudança nesse cenário, quando se fala em eleição para o executivo.

Duas prováveis figuras públicas devem surpreender aqueles que apostam suas fichas nos currais eleitorais. Não que tais currais não exerçam força, afinal ainda exercem.

Porém com o advento da MÍDIAS SOCIAIS, é crescente o movimento virtual com alto poder de construir e desconstruir candidatos. Dessas prováveis surpresas que devemos ter nas eleições de 2020, dois nomes surgem com exponencial capacidade de influenciar o pleito eleitoral.

Vereador Jonathan Molar

JONATHAN MOLAR– Nascido em São Paulo (capital), no dia 20 de julho de 1986, morou também no litoral paulista até os 16 anos de idade, mudando-se com a família para o Paraná para iniciar sua vida acadêmica. Inicialmente, passou no vestibular do curso de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), iniciando o curso aos 17 anos e tendo concluído o mesmo aos 21 anos de idade. Posteriormente, cursou e concluiu o curso de Direito, também na UEPG, sendo advogado inscrito na OAB.  Também é Especialista em Gestão de Pessoas pela Uninter, Mestre em Educação pela UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com então 28 anos, um dos doutores mais novos da história da instituição de mais de 110 anos.  Mudou-se para Teixeira de Freitas em 2011, após ter passado em primeiro lugar no Concurso Público da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X. Atualmente, sua família também reside na cidade.

Leia também!  Prefeitura implementa drenagem e pavimentação no bairro Alto Tancredo.

Com apenas 9 anos trabalhado no campo educacional, social e de geração de renda para a população vulnerável socioeconomicamente, inicialmente no Paraná e, nos últimos anos, em Teixeira de Freitas, fez com que o mesmo ganhasse visibilidade política, quando em 2016 foi eleito vereador, e desde então tem sido avaliado como um dos mais atuantes, exercendo um mandato de oposição inteligente contra o atual prefeito Temoteo Alves de Brito.

Ex-secretário de saúde Eujácio Dantas

EUJÁCIO DANTAS– O ex-secretário de Saúde da gestão João Bosco Bittencourt, Eujácio Samuel Dantas tem construído nos últimos dois anos, uma trajetória de sucesso no campo político.

Dotado de uma incrível capacidade de diálogo e negociação com todas as bases políticas de esquerda e centro-esquerda, Eujácio Dantas tem sido um dos nomes mais citados, quando o assunto é eleição municipal 2020.

Foi através do trabalho em parceria com o ex-prefeito João Bosco e Eujácio, e com o apoio do governo do Estado e Federal, que a população teixeirense pôde receber nos anos de 2014 à 2016, cerca de nove profissionais de saúde, através do extinto programa do governo federal Mais Médicos.

Leia também!  CTA realiza atendimento especializado para Infecções Sexualmente Transmissíveis; saiba como obter os serviços.

Estes profissionais reforçaram o atendimento nos 36 Postos de Saúde da Família (PSFs) existentes no município, dos quais, 22, além do atendimento básico e preventivo, ofereceram também atendimento odontológico, e atendimento de Atenção Básica.

Fruto ainda do empenho e dedicação de Eujácio Dantas, o programa “Melhor em Casa”, foi  uma parceria entre SUS/Ministério da Saúde e município, e consistia em internação domiciliar, para, especialmente, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, tivessem “assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

Não apenas isto, mas no período em que esteve à frente da Secretaria de Saúde, o jovem administrador, foi o responsável por incontáveis conquistas para a saúde pública. Dentre elas, está a entrega de ambulâncias para Samu, veículos para outros setores da saúde, novos equipamentos cirúrgicos e de monitoramento para a Unidade Materno-Infantil (UMMI) e o Hospital Municipal, construção e inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), e o mais importante dessas conquistas.

O salto alcançado pela Secretaria de Saúde em termos de avaliação do PMAQ, que antes da gestão imprimida por Eujácio Dantas, apenas uma unidade da Secretaria possuía aprovação no PMAQ acima da média estabelecida.

Porém sob o seu comando a Atenção Básica, alcançou a marca de 18 unidades acima da média, e 14 unidades muito acima da média, o que referenda até hoje o trabalho de Eujácio Dantas, como um dos melhores Secretários de Saúde que o município de Teixeira de Freitas já teve.

Por: Opinião Pública/ Da Redação/ Léo Feitosa/

Faça aqui seu comentário!