• 4 de outubro de 2022 19:29

Novo modelo das rotas do Transporte Escolar gera benefícios aos estudantes de Mucuri.

ByLéo Feitosa

ago 12, 2022
A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Educação retornou com o serviço de transporte escolar desde o último dia 1º de agosto, tanto para alunos da Rede Municipal quanto para os da Rede Estadual de Ensino, em conformidade com a programação de aula das escolas públicas do município.

O cronograma já vem apresentando melhora na gestão do transporte escolar depois que as escolas passaram a utilizar as novas ferramentas tecnológicas no monitoramento dos veículos e passageiros, e aponta também aumento do número de alunos atendidos, rotas mais rápidas e ainda economia de combustível.

Com melhor controle da operação e acompanhamento simultâneo de todas as rotas em andamento, a forma dos serviços executados nas rotas do transporte e a organização do trabalho da Secretaria de Educação geram benefícios aos estudantes.

O histórico de todas as informações e dados de embarque e desembarque, bem como o horário exato que o ônibus chegou ou saiu da escola ficam registrados e disponíveis para consulta durante todo o ano letivo, além da praticidade e segurança para todos os usuários, eliminação do tempo de espera tanto do ônibus quanto do aluno e torna as viagens mais rápidas e dinâmicas.

Conforme o professor João Paulo Oliveira Lima, diretor Municipal de Transporte Escolar de Mucuri, estão sendo atendidos pelo sistema de transporte escolar da Secretaria Municipal de Educação todos os alunos da rede municipal, servidores residentes na zona rural ou em bairros distantes, moradores de locais de difícil acesso e de comunidades mais distantes como distritos das divisas de estados, povoamentos e assentamentos agrários.

Leia também!  Reforço na Saúde: Prefeitura de Medeiros Neto realiza contratação inédita de otorrinolaringologista.

O acompanhamento à frequência dos alunos também está sendo realizado desde o momento da verificação da Unidade Escolar, na entrada do aluno no transporte, aplicando um modelo que informa a posição exata do ônibus no mapa em tempo real, emite alertas de proximidade e, previsões e informações de embarque e desembarque, sinaliza a chegada e a saída do veículo na escola, além de possibilitar a comunicação direta entre pais, coordenação e a monitora do ônibus.

O diretor de Transporte Escolar de Mucuri, professor João Paulo, destaca que a equipe operacional do transporte escolar está sendo orientada a continuar mantendo os protocolos de segurança contra a Covid-19, para garantir a segurança dos estudantes, pois tanto o retorno acautelado dos alunos quanto a oferta de ensino, são fundamentais.

“Estamos cumprindo todas as determinações do nosso prefeito Roberto Carlos “Robertinho” (UB) e do nosso secretário Municipal de Educação, o Doutor Dalmo Costa, tanto que pais, responsáveis e motoristas do transporte público estão norteados sobre a qualidade dos serviços prestados, com emissão de relatórios frequentes, objetivando garantir a qualidade e segurança dos serviços, mas devemos ressaltar, que estão vedados alguns casos, a exemplo da oferta de carona”, destacou o professor João Paulo.

O secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, disse que foi identificado ainda no início do mandato, a necessidade de redefinição de algumas rotas para diminuição do tempo dos alunos durante os deslocamentos. Cerca de metade dos estudantes são atendidos por esse sistema, mas só foi possível organizar os trajetos de fato e melhorar a prestação do serviço, quando as rotas foram traçadas no mapa.

“Cada vez mais, o uso da tecnologia tem se tornado um aliado importante para lidarmos com nossas tarefas e rotinas!”

“E têm facilitado nossas vidas e permitem executarmos ações simples do dia a dia. Essas ferramentas tecnológicas também tem contribuem para o avanço e a modernização dos mais diversos setores de serviços, especialmente no setor da Educação!”

O secretário Dalmo Costa explica que o transporte escolar é uma das áreas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação que mais geram impacto: tanto para os estudantes, que contam com sua eficiência para frequentarem as escolas, quanto para a Prefeitura, já que o setor movimenta substanciais recursos humanos e financeiros.

“Uma gestão do transporte feita com qualidade, é essencial para toda a comunidade. No transporte escolar, o uso de aplicativos de monitoramento se tornou essencial para evolução da atividade e a plena satisfação dos estudantes e pais de alunos!”

“Além de aumentar a transparência na operação, ponto fundamental no nosso relacionamento e, sobretudo, elimina preocupações desnecessárias e cria mais praticidade no dia a dia, pois passa oferecer um serviço mais eficiente e de alta qualidade”, enfatizou o secretário Dalmo Costa.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mucuri

Faça aqui seu comentário!