Compartilhem essa reportagem!

 

O Portal Opinião Pública vem através desta retratar-se, acerca da matéria intitulada “Reviravolta: David do Povão lidera pesquisa para prefeito em Caravelas, segundo Instituto de pesquisa eleitoral!”, e esclarecer que no momento de sua publicação, ainda não tínhamos ciência de qualquer deferimento, ou pedido de liminar junto a Justiça Eleitoral, requerendo a proibição da publicação da referida pesquisa eleitoral, de responsabilidade da empresa Flex Consultoria e Pesquisas, na cidade de Caravelas,

O que de fato houve, foi um equívoco técnico/jurídico na transmissão das informações a nossa redação, acerca da proibição em caráter liminar na  publicação da mesma.

Ressaltamos no entanto que não houve “dolo”, que é a vontade livre e plena consciência do erro do agente de praticar qualquer ato que venha a desrespeitar as leis e seus ordenamentos. Como dito, não tínhamos ainda ciência da liminar no momento da publicação. 

A pesquisa em questão foi devidamente registrada no TRE/TSE –TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA SOB O PROTOCOLO (TRE-BA) sob o nº 03098/2020, e até o momento da sua publicação não tínhamos ciência da liminar expedida pelo Excelentíssimo Juiz Eleitoral da Comarca do Prado, Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho.

O site reconhece que errou ao noticiar a referida pesquisa, mas o fez sem a intenção de faze-lo, haja vista que até a manhã deste sábado, dia 14 de novembro, não tinha conhecimento que a referida pesquisa apresentava qualquer indício de supostas irregularidades, e ainda que apresente, é algo que não cabe à nós do portal o seu julgamento.

Mesmo que alvo de possíveis proibições e impugnações, não cabe aos órgãos de imprensa assim categorizar ou julgar as pesquisas eleitorais devidamente registradas. É um julgamento que somente cabe à Justiça Eleitoral.

Ciente por fim da liminar e da proibição da divulgação em caráter liminar, retiramos de imediato a publicação, e emitimos essa nota de esclarecimento.

Nestes tempos em que fakenews que assolam a sociedade, nós reafirmamos nossos valores no combate a esta prática, ao mesmo tempo em que expressamos nossos lamentos pela matéria anteriormente veiculada, caso está venha a causar qualquer desequilíbrio na disputa eleitoral. 

Por fim, e não menos importante, acreditamos na seriedade das empresas responsáveis por pesquisas eleitorais, e estamos cientes da importância que é para o processo eleitoral.

 

Portal Opinião Pública.

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!