Portal Opinião Pública "Jornalismo com independência e imparcialidade!"

Mucuri: Vereador Saullo se destaca e tem melhor desempenho como liderança política na região, superando prefeitos e ex-prefeitos.

ByLéo Feitosa

out 9, 2018
Em Mucuri, candidatos de Saullo tem desempenho maior que os do prefeito e ex-prefeitos
Vereador Saulo ao lado do vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Lucas Bocão e lideranças regionais.

Como já é esperado em todas as eleições, os tradicionais grupos políticos de Mucuri se mobilizaram para dar o maior número de votos possível aos seus candidatos a deputado estadual e federal. Na prática, esses grupos estão interessados em mostrar força, já que para eleger um deputado não depende apenas de um município. Ou seja, os grupos, liderados por quem governa ou já governou o município, querem provar para o eleitor que está forte o suficiente para as eleições municipais.

De fato, os deputados mais votados estão entre os apadrinhados por esses líderes.

Entre os candidatos a deputados estaduais mais votados no município estão Mirela (PSD), com 2.063 votos, apoiada pelo atual Prefeito Dr. Carlos Simões. Em segundo, Milton Borges (MDB) com 1.863 votos, que é ex-prefeito de Mucuri. Na sequência, vem o radialista Lucas Bocão (PPL), com 1.488 votos, apoiado pelo Vereador Saullo.

Depois, vem Robinho (PP), apoiado pelo Vice-Prefeito de Mucuri, Fernando Jardim, com 1.432 votos. Em seguida, Sandro Régis (DEM), apoiado pelo ex-Prefeito Robertinho, com 1.002 votos. E enfim Marcelo Veiga (PSB), do ex-Prefeito Paulinho de Tixa, em sexto lugar com apenas 988 votos.

Vereador Saullo junto da comunidade mucuriense.

Olhando esse resultado, nota-se ao menos duas curiosidades. A primeira é que o desempenho de Saullo, que nunca presidiu o executivo municipal, está lado a lado de quem já foi ou ainda é prefeito de Mucuri. Seu candidato ficou melhor posicionado que os de dois ex-prefeitos e um vice, e ficou próximo do atual gestor, que além de ter a máquina pública em mãos, contou com a ajuda de ao menos quatro vereadores. Um desempenho que, no mínimo, acenda o alerta vermelho de quem pretende concorrer ou indicar uma candidatura no pleito de 2020.

A segunda curiosidade é que Saullo agiu de forma independente. Ele, que acompanhou o grupo de Paulinho durante os dois mandatos deste, não seguiu seus passos. Como argumento, Saullo disse que preferia apoiar candidatos locais por conhecerem melhor a realidade da região.

Leia também!  Segundo dia tem recorde de atendimentos na Feira Cidadã de Medeiros Neto.

Se o grupo de Paulinho de Tixa teve um desempenho pífio na candidatura a deputado estadual, não se pode dizer o mesmo na campanha para deputado federal. Seu candidato, Marcelo Nilo (PSB), teve 2.403 votos e foi o mais votado no município.

Mas essa votação expressiva pode ter uma outra justificativa. Antigos adversários no passado, Paulinho se uniu ao também ex-prefeito de Mucuri, Robertinho para apoiar Marcelo. Robertinho, vale lembrar, renunciou ao cargo de prefeito antes de ser cassado, acusado por crimes de corrupção. Dois grupos políticos, de dois ex-prefeitos, em torno de uma única candidatura não poderia gerar um resultado menor do que esse.

Leia também!  Oposição do vereador Bruno Barbosa a construção da UBS no residencial Santos Guimarães poderá prejudicar 4 mil famílias.

Para embaralhar ainda mais os rumos que se dará daqui até a próxima eleição, o desempenho de Saullo coloca também em cheque a força política de Dr. Carlos. Saullo é o vereador que não poupa críticas à gestão em discursos na Câmara, em suas redes sociais e no seu programa de rádio que apresenta diariamente. Seu candidato a Deputado Federal, Uldurico Junior (PSL) se reelegeu com uma votação maior que a do candidato do atual prefeito, Félix Mendonça (PDT). Foram 1.567 votos contra 1.213. Também revela a preferência do eleitorado por candidatos regionais. Uldurico Jr é de Teixeira de Freitas e Félix é de Salvador.

Também atrapalhou a vida do atual Vice de Mucuri, Fernando Jardim. Seus dois candidatos – Robinho (PP) como Deputado Estadual e Ronaldo Carletto (PP) com Deputado Federal – tiveram desempenho abaixo dos de Saullo, mesmo sendo velhos conhecidos do mundo político e apoiados por outras lideranças.

Os números colocam Saullo, um vereador independente, com desempenho eleitoral igual ou maior do que de quatro ex-prefeitos, um prefeito e um vice-prefeito. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas se os velhos políticos de Mucuri tem pretensões maiores para a próxima eleição precisarão ficar atentos a esse novo nome.

 

Por: Opinião Pública/ Da Redação.

Faça aqui seu comentário!