Compartilhem essa reportagem!

 

Ao longo deste ano de 2021, o primeiro da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem anunciando avanços do município.

 

Os novos serviços do setor de saúde vão desde consultas ambulatoriais a cirurgias de vários níveis de complexidade.

 

 

Recentemente, com a contratação dos clínicos gerais para atendimento na Clínica de Especialidades somado à equipe que atende nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), elevou-se para 100% de atuação médica na saúde do município. Além de possuir médicos em todos os postinhos, a gestão informa que estendeu a possibilidade de atendimento à Clínica Médica de Mucuri e o Hospital São José de Itabatã, preparando equipamentos e estruturas físicas.

 

 

Nesta sexta-feira, 03 de dezembro, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais um avanço marca a saúde da população mucuriense. Passa a ser ofertado na Clínica de Especialidades, localizada na Avenida Rondônia, centro do distrito de Itabatã, de maneira gratuita, o exame de Ecocardiograma, realizado pela cardiologista Larissa Aramuni.

 

 

A médica Larissa Aramuni é formada há 10 anos na Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas, em Belo Horizonte-MG. Completou sua especialização em cardiologia no ano de 2015 pelo Hospital São Francisco de Assis, instituição na qual realizou a sua subespecialização em ecocardiograma.

Desde 2017, a médica atende em suas especialidades, fazendo também todos os outros exames relacionados ao coração, como por exemplo, ecocardiograma, M.A.P.A e o holter de 24h, eletrocardiograma e risco cirúrgico.

 

 

Esse exame é uma espécie de ultrassom do coração, feito para investigar em pacientes que apresentam falta de ar e inchaço nas pernas, o que pode indicar uma insuficiência do coração, possibilitando ao cardiologista uma avaliação da funcionalidade do coração, detectando insuficiência cardíaca, sopros cardíacos, alterações do formato do coração e dos vasos, além de poder detectar a presença de tumores dentro do órgão.

O secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, deu boas-vindas à médica e esclarece que o ecocardiograma é um exame difícil de ser encontrado na rede pública, além de ser muito caro se realizado de forma particular.

 

“Percebemos a demanda do município e o prefeito Robertinho prontamente atendeu à solicitação em contratar a profissional adequada, fornecendo todo equipamento e estrutura, além do custeio com recursos próprios, completando nosso quadro médico de excelência”, informa.

O cardiologista Leandro Chicon, também atende ao município, comenta que ao acompanhar especialidades nos ambulatórios, percebeu que os ecocardiogramas realizados pela colega Larissa Aramuni são detalhistas, criteriosos e excelentes, o que permite diagnósticos precisos, com mais respaldo ao clínico.

Também enfatizou que junto à Secretaria Municipal de Saúde vem discutindo melhorias para a saúde e que a necessidade de formar uma equipe capacitada para atender à demanda da população está sendo atendida, com muitos avanços.

Doutora Larissa explica que percebeu em Mucuri, diferente de outros lugares com atendimento público, a organização em toda estrutura humana e de equipamentos para atendimento médico.

 

“Isso proporciona uma diferença de como posso receber o paciente, é um ponto positivo para a região, principalmente com relação às doenças cardiovasculares, que são as que mais matam e as que demoram mais tempo para receber o exame, já que o alto valor do exame não o torna tão acessível a todos”, acrescentou.

O secretário Fernando Jardim, ainda destacou que os atendimentos em ecocardiograma serão realizados na Clínica de Especialidades em Itabatã, a cada 15 dias, conforme indicação do cardiologista que assim solicitar o exame após consulta ambulatorial.

 

Assessoria de comunicação/ ASCOM/ MUCURI-BA

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Olá, WhatsApp do Portal Opinião Pública!