• 4 de outubro de 2022 20:39

Mucuri: Mais 08 cirurgias por vídeo, 07 de vesícula e uma de endometriose são realizadas no HSJ em Itabatã.

ByLéo Feitosa

dez 20, 2021

 

Na manhã deste último sábado (18/12), a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o HSJ – Hospital São José de Itabatã, realizou mais 08 cirurgias por videolaparoscopia.

 

Desta vez, 07 intervenções cirúrgicas foram para retirada de cálculo na vesícula, e um procedimento cirúrgico para retirada de focos de endometriose no útero utilizando o procedimento cromotubagem – todas realizadas por vídeolaparascopia, que são modernas cirurgias minimamente invasivas.

 

Cirurgia de vesícula por vídeo

 

A videolaparascopia para retirada dos cálculos renais, é realizada através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente. A vesícula quando está doente ela produz cálculos no seu interior (litíase biliar ou “pedra na vesícula”) ou quando tem pólipos grandes ou em crescimento.

 

Cirurgia de endometriose por vídeo

 

A cirurgia de endometriose por vídeo é um procedimento cirúrgico que permite ao médico visualizar a pelve e inspecionar os órgãos reprodutivos, verificando a presença de endometriose. É realizada com a paciente em centro cirúrgico e sob anestesia geral. Durante o procedimento, uma microcâmera acoplada a um sistema de vídeo, chamado videolaparoscópio, quando é inserida na cavidade abdominal através de uma incisão pequena no umbigo. Ao observar pelo laparoscópio, o cirurgião pode estudar a superfície do útero, as tubas uterinas e outros órgãos pélvicos.

Leia também!  Prefeitura inicia pavimentação do Monte Castelo; confira lista de ruas que passarão pelo serviço  

 

O médico então pode confirmar a presença de endometriose e determinar sua severidade.

 

 

A vantagem da videolaparoscopia é que, com a paciente anestesiada, o cirurgião pode fazer outras incisões pequenas no abdômen e inserir instrumentos adicionais. Por exemplo, o cirurgião pode drenar o líquido do cisto do ovário, cortar o tecido cicatricial (aderência) ou queimar ou vaporizar o tecido endometriótico.

 

Utilização do procedimento de cromotubagem

 

Também durante a laparoscopia, a permeabilidade das tubas uterinas pode ser determinada. Isso é feito injetando-se um corante (azul de metileno) pelo colo do útero (procedimento denominado cromotubagem), o qual extravasará para a cavidade pélvica pelas tubas uterinas, confirmando o diagnóstico de permeabilidade tubárea.

 

Equipe Cirúrgica

 

 

O corpo clínico em Mucuri é composto por três profissionais altamente qualificados como: o médico Lauro Oscar de Lima Júnior, especialista em cirurgia geral e coloproctologia; o médico Raphael dos Santos Matos, especialista em cirurgia geral, cabeça e pescoço; e o médico Manoel Pedro Rodrigues Soares Filho, especialista em anestesiologista.

Leia também!  Prefeitura de Medeiros Neto promove café em homenagem a pacientes no Dia Mundial da Fisioterapia.

Saúde planejada e humanizada

Para o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, secretário Municipal de Saúde de Mucuri, esta é uma das conquistas permanentes da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (DEM), que tem se mostrado firme no propósito de gerir a oferta dos serviços públicos de saúde de forma planejada, para que seja constante e, sobretudo, humanizado.

 

“Veja bem, o prefeito Robertinho não abre mão do planejamento das nossas ações.”

 

A exigência do prefeito é para que estes serviços ofertados sejam eficientes, constantes, permanentes, humanizados e que os cidadãos e cidadãs mucurienses possam, efetivamente, ter garantido seu direito à saúde, conforme determina a nossa Constituição Federal no seu Art. 196 que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

 

Por isso a gente está trabalhando duro para cumprir esta missão e, com fé em Deus, vamos transformar a saúde do município de Mucuri em uma saúde mais digna e mais humana”, assegura o secretário Fernando Jardim.

 

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Mucuri

 

Por: Opinião Pública/ DA REDAÇÃO/

Faça aqui seu comentário!